domingo, abril 28, 2024
Desta semanaMundo melhor

Nova oportunidade de capacitação profissional para mulheres

Bombons e trufas, bolos caseiros, pizzas e esfirras, cozinheiro básico e técnicas de confeitaria estão entre as modalidades de cursos oferecidos para o público feminino

Alcançar a vida de mais de 300 mulheres em situação de vulnerabilidade é o objetivo do projeto “Mão na Massa”, iniciativa resultante de um acordo de cooperação entre a Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SM-DF) e o Instituto BRB. À essas mulheres serão oferecidos cursos na área de gastronomia.

O “Mão na Massa” faz parte do projeto “Rede Sou + Mulher”, que visa promover o empreendedorismo e a autonomia econômica das mulheres. O apoio financeiro para o desenvolvimento do projeto voltado para mulheres veio da BRBCARD, que doou parte dos recursos gerados pela distribuição do cartão Mulher. Inclusive, o BRB afirma que a utilização desse cartão continuará a gerar renda para futuros programas como esse. Os interessados em solicitar o cartão podem acessar o site do BRB. Quanto mais o cliente usar o cartão, mais recursos serão aportados no programa.

De acordo com a presidente do Instituto BRB, Cynthia Vieira de Freitas, inicialmente, serão oferecidas 336 vagas para os cursos de bombons e trufas; bolos caseiros; pizzas e esfirras; cozinheiro básico e técnicas de confeitaria. Todas as capacitações são gratuitas e a carga horária varia de 12 a 120 horas. As primeiras turmas começaram na última segunda-feira (2). “Com opções nos períodos matutino e vespertino, as aulas serão realizadas pelo Senai, que tem sido um grande parceiro nesse programa”, afirma a presidente do Instituto. 

Segundo Fernanda Falcomer, subsecretária de Promoção das Mulheres da SMDF, também serão ministradas palestras e encontros durante o projeto. “Além de oficinas práticas, as integrantes do projeto também participarão de encontros no espaço ‘Empreende Mais Mulher’, em Taguatinga ou em Ceilândia”, diz Fernanda. Ela explicou que também serão realizadas palestras e eventos motivacionais voltados a temas como a violência contra a mulher e igualdade de gênero. “Também trabalharemos no desenvolvimento de competências socioemocionais e de gestão”.

Está sob a responsabilidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) todos os cursos de capacitação profissional oferecidos pela iniciativa, que serão nas modalidades virtual e presencial. A SMDF afirma que além dos treinamentos, serão oferecidas oportunidades extras de conhecimento para as participantes, com palestras de empreendedorismo, inovação, atuação profissional, dentre outros.

O presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, acredita na importância de ações que reduzam a dependência econômica das mulheres. “Com foco nas áreas de gastronomia, artesanato, costura e empreendedorismo, o ‘Mão na Massa’ viabiliza a qualificação e a reintegração de mulheres em estado de vulnerabilidade social ao mercado de trabalho”, disse.

Para a Secretária da Mulher, Ericka Filippelli, o projeto nasce com o objetivo de promover a autonomia financeira das mulheres. “Muitas delas, que chegam até nós, vivem alguma situação de violência. Na maioria dos casos, identificamos falta de estudo, de capacitação e de experiência profissional. Com os cursos oferecidos, queremos abrir as portas no mercado de trabalho para que elas sejam inseridas de forma rápida”, afirmou a Secretária da Mulher.

Rede Sou Mais Mulher

A Rede Sou +Mulher é uma iniciativa do Governo do Distrito Federal instituída em 8 de março de 2019, por meio do Decreto nº 39.705. O projeto, gerido pela Secretaria de Estado da Mulher, tem o objetivo de articular parcerias envolvendo organizações públicas e privadas no sentido de estimular a implementação de ações voltadas para o combate à violência contra as mulheres, bem como à promoção da igualdade entre mulheres e homens, ao empreendedorismo feminino e à autonomia econômica das mulheres.

A SMDF explica que a “Rede Sou + Mulher” atua em favor da igualdade de gênero, com respeito à diversidade e o combate a todas as formas de discriminação, de forma a contribuir para a cumprimento do Objetivo 5º da Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, compromisso que o Brasil assumiu ao lado de outros 192 países membros da ONU: “Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”.

Como participar

Apesar de priorizar mulheres acolhidas pela SMDF, o projeto é aberto a todas que quiserem receber a formação completa para empreender nas áreas de gastronomia, moda, beleza. Para fazer a inscrição, as interessadas deverão realizar o cadastro por meio do formulário geral de capacitação da SMDF . Lá, elas definirão as áreas de capacitação de preferência, bem como o interesse em participar, especificamente, do Mão na Massa. Após o envio dos dados, a Secretaria da Mulher realizará entrevista com as interessadas, com o objetivo de encontrar afinidades e vocação empreendedora entre as participantes.

Com informações do BRB

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *