sexta-feira, julho 19, 2024
Desta semanaMundo melhor

Novacap investe na formação educacional de servidores

Programas oferecem cursos da educação básica e capacitação profissional

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) está trilhando um caminho importante para fortalecer a capacitação e qualificação de seus colaboradores por meio do programa “Saber sem Idade”. 

Lançado no final do ano passado, o projeto oferece cursos de alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (EJA) adaptados às necessidades específicas de cada participante, assumindo um compromisso com o desenvolvimento humano e profissional.

O programa deste ano conta com a participação de 37 trabalhadores da Novacap, entre os aprendizes há dez analfabetos e uma maioria com formação básica mínima. Esse passo significativo reflete a dedicação da empresa em proporcionar oportunidades de crescimento e transformação para todos os membros da equipe.

Fernando Leite, presidente da Novacap, destaca a importância estratégica dessas iniciativas para o futuro da empresa: “Estamos investindo em modernização e avanços tecnológicos. Porém, nada disso adianta se não investirmos na capacitação e qualificação de nosso pessoal. Nada supera o valor de uma equipe de trabalho com conhecimento.”

As aulas do programa “Saber sem Idade” acontecem até duas vezes por semana ao longo de 18 meses, combinando formatos presenciais (20%) e educação a distância (80%). Este curso, gratuito para todos os colaboradores, incluindo empregados, familiares, terceirizados e afins, segue a grade curricular dos níveis de educação básica do Brasil, abrangendo linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências da tecnologia.

Paralelamente, a Escola Corporativa da Novacap, lançada como parte integral dessa iniciativa, é fruto de uma colaboração estratégica com o Sistema Social da Indústria (Sesi). Kamila Ferreira, coordenadora da Escola Corporativa, explica: “Fizemos um levantamento das necessidades e das competências que os funcionários precisam e, com base nisso, vamos estruturar futuros projetos.”

A próxima etapa é a implantação do projeto “Semeando o Saber”. Essa iniciativa buscará, dentro da própria Novacap, indivíduos com talentos ou conhecimentos específicos que queiram compartilhar suas habilidades, promovendo assim uma cultura de aprendizado contínuo e colaborativo dentro da empresa.

Foto: Divulgação/Novacap