sábado, abril 20, 2024
Desta semanaMundo melhor

Campanha de arrecadação de brinquedos está de volta

Foto: Glênio Dettmar – Subchefia de Políticas Sociais e Primeira Infância

Já estão espalhados, em todas as regiões do DF, pontos para coleta de brinquedos e livros para serem doados a meninos e meninas em situação de vulnerabilidade

Falta pouco mais de um mês para do Dia das Crianças (12 de outubro), e muitas delas estão em situação de vulnerabilidade, sem grandes perspectivas de ter um dia festivo ou até mesmo ganhar presentes. Porém, há diversas campanhas espalhadas pela cidade para que essa realidade seja diferente neste ano de tantas dificuldades.

Na semana passada, foi lançada a campanha Vem Brincar Comigo 2021. Projeto está em sua terceira edição e tem como objetivo arrecadar brinquedos e livros para serem entregues à crianças em situação de vulnerabilidade em comemoração ao Dia das Crianças.

Até 30 de setembro, quem se interessar em participar da campanha poderá fazer doações nas administrações regionais, batalhões do Corpo de Bombeiros, órgãos do GDF, Palácio do Buriti e anexo, e também na sede na Defesa Civil do DF, no SIA Trecho 6 Lotes 25/35 Edifício Excellence Business Center.

A campanha lembra que doar um brinquedo significa “dar vida a uma nova história”. Objetivo é estimular a imaginação de crianças que vivem em meio a dificuldades e oferecer oportunidade de brincar.

“Quando uma criança brinca, ela cria mundos e sonhos diferentes da sua realidade de vida. Dessa forma, é estimulada a se autoconhecer contribuindo, assim, com a formação da sua personalidade”, observa a subchefe de políticas sociais e primeira infância, Anucha Soares.

No ano passado, a campanha idealizada pela primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha, e coordenada pela Subchefia de Políticas Sociais e Primeira Infância, vinculada à Chefia de Gabinete do Governador, arrecadou mais de 40 mil itens.

A expectativa do governo é de que esse ano a quantidade de brinquedos e livros doados supere a do ano passado, chegando à 50 mil objetos. Após a finalização da campanha de arrecadação, as doações serão distribuídas para meninos e meninas em zonas de vulnerabilidade social do DF.

Para a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha: “Quando sociedade civil, empresariado e servidores públicos unem esforços com o propósito de fazer o bem ao próximo, é possível levarmos esperança para milhares de crianças que não podem ter um brinquedo”, afirma.

Higienização

É importante que os apoiadores da ação estejam cientes de que os brinquedos e livros devem ser novos ou em bom estado de conservação. Por conta das medidas de segurança sanitárias contra a covid-19, é recomendado que os itens seminovos sejam higienizados com água e sabão ou álcool 70%. Além disso, para facilitar a manipulação do item, os donativos devem ser acondicionados em sacos transparentes.

Anucha Soares explica que o processo de higienização das doações foi implementado o ano passado, devido à pandemia, e continua sendo adotado. “A doação é um ato de amor, carinho e respeito ao próximo. Portanto, partindo desse pressuposto, pedimos que os itens doados estejam em condições de serem utilizados, bem como higienizados”, ressalta.

Onde doar

*Batalhões do Corpo de Bombeiros

*Secretarias e órgãos vinculados

*Palácio e Anexo do Buriti

*Sede da Defesa Civil do DF

*Administrações Regionais

Com informações da Subchefia de Políticas Sociais e Primeira Infância