Professores garantidos para 2025, afirma educação
Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília
Programa em andamento desde o fim do ano passado identifica carências do DF e aponta contratações
A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) anunciou nesta segunda-feira (20) que está em andamento o Programa Carência Zero, que visa assegurar a presença de professores em todas as salas de aula da rede pública no início do ano letivo de 2025. A iniciativa busca garantir que cada estudante tenha acesso a uma educação de qualidade desde o primeiro dia de aula, abordando de maneira proativa as necessidades de docentes.
O programa iniciou em dezembro de 2024, quando equipes de diversos setores começaram a trabalhar em um levantamento minucioso das carências definitivas e provisórias nas escolas. O levantamento considera fatores como exonerações, aposentadorias e afastamentos temporários, incluindo licenças médicas e férias. A Subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugep), em colaboração com as Regionais de Ensino e as unidades escolares, é a responsável por consolidar esses dados, proporcionando uma visão abrangente das demandas de professores.
Uma das estratégias centrais do Carência Zero é a contratação de professores temporários aprovados no Processo Seletivo Simplificado de 2024. Esses profissionais devem comparecer às Regionais de Ensino para apresentar ou atualizar seus documentos, processo essencial para que possam escolher suas carências a partir do dia 28 de janeiro.
Além de suprir as demandas temporárias, a SEEDF também tem investido na ampliação do quadro de servidores efetivos. Em 2024, a Secretaria nomeou 4.427 novos profissionais da educação, dos quais 3.844 são professores, 146 orientadores e 437 gestores. As posses desses novos servidores já estão em andamento, e a escolha das lotações ocorrerá nos próximos dias, garantindo uma distribuição eficiente de recursos humanos antes do início das aulas.
Segundo a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, o principal objetivo do Programa Carência Zero é assegurar que cada aluno da rede pública tenha um professor em sala de aula desde o primeiro dia.