sábado, abril 13, 2024
Desta semanaEducação

Projeto da UnB estimula a robótica nas escolas

Foto: Arquivo pessoal

Intitulado Robótica: Um módulo básico na educação, o projeto de extensão da UnB visa à formação de professores dos ensinos médio e fundamental para aplicação de programas multidisciplinares na área de tecnologia. Os docentes das escolas são apresentados a modelos didáticos de aprendizagem para construção de protótipos robóticos.

Conforme explica a coordenadora do projeto e docente do departamento de Ciências da Computação (CIC/IE), Carla Koike, os professores que passam pela formação “assumem o lugar do aluno e vivem a experiência do projeto de forma criativa e lúdica, enquanto a formação de equipes multidisciplinares entre eles possibilita um projeto complexo em robótica”.

As oficinas são realizadas anualmente. Podem participar educadores de diversas áreas disciplinares, de diferentes níveis escolares e de instituições públicas e privadas. “As oficinas são planejadas, organizadas e realizadas por estudantes de graduação, sob a orientação de três professores da Universidade. Sempre realizamos na UnB, devido à necessidade de computadores, impressoras 3D, e outras ferramentas”, explica a docente. A iniciativa foi iniciada em 2009 e virou um projeto de extensão em 2016.

Para professores escolares interessados em fazer parte do projeto, as inscrições são realizadas via Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). Quem quiser participar da próxima edição, tem até o dia 20 de agosto para se inscrever. O nome da atividade é: Robótica na Educação: Modelagem, Impressão 3D, Arduino e Programação – Turma Presencial.

Com informações Secom UnB