quinta-feira, abril 18, 2024
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Anatel registra quase 1 milhão de reclamações

Foto: rawpixel.com/freepik

Queixas foram quase 7% menores do que no ano passado

Embora ainda haja muitas reclamações a respeito da prestação de serviços de telefonia fixa e móvel, internet e TV por assinatura no país, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) registrou queda no volume de queixas no primeiro semestre de 2022.

Segundo a agência, foram contabilizadas 951,3 mil reclamações contra prestadoras de serviços de telecomunicações. O volume é 6,5% menor do que o recebido no segundo semestre de 2021.

A Anatel ressalta que o resultado do 1º semestre de 2022 retoma a tendência de queda nas reclamações desde o recorde de quatro milhões de queixas registradas em 2015. A redução havia sido interrompida nos dois primeiros anos da pandemia de Covid-19.

Por conta da alta demanda, a Anatel determinou, em 2020, que fossem criadas as Ouvidorias nas prestadoras de telecomunicações para atendimento dos consumidores. Além disso, a Superintendência de Relações com Consumidores (SRC) do órgão tem realizado Procedimentos de Fiscalização Regulatória sobre Cancelamento de Serviços e Telemarketing, entre outros assuntos, para melhorar a relação entre consumidores e prestadoras de telecomunicações.

O relatório completo referente as reclamações do primeiro semestre de 2022, com dados das reclamações por prestadoras, serviços e motivos – como cobrança, qualidade e atendimento –, está disponível no portal da Agência

E para obter orientações sobre como registrar uma reclamação na Anatel sobre o serviço contratado ou contra prestadoras de telecomunicações basta acessar a página do órgão regulador.

Com informações da Anatel

Reclamações registradas por consumidores na Anatel por semestre
SERVIÇO1º Semestre 2020 Semestre 20201 º Semestre 20212 º Semestre 20211 º Semestre 2022
Banda larga fixaVolume393.910370.165314.238245.798240.098
Índice*1,991,761,440,830,81
Celular pós-pagoVolume497.174467.519418.393387.440360.068
Índice0,970,890,740,650,59
Celular pré-pagoVolume227.880210.699165.686147.992143.739
Índice0,330,310,240,210,20
Telefonia fixaVolume241.039258.771226.659163.241135.271
Índice1,251,421,300,980,85
TV por assinaturaVolume153.816128.36191.96666.97865.887
Índice1,361,461,100,690,72
Outros **Volume7.2166.6455.7346.0246.250
TOTALVolume1.521.0351.442.1601.222.6761.017.473951.303
Índice0,890,850,700,550,51
Fonte: Sistema Anatel Consumidor – SRC – Anatel. Acesso em: 03/08/2022.* Índice de Reclamações (IR) Médio, que relativiza o número de reclamações mensais por mil acessos, resultado da soma de todas as reclamações do período com todos os acessos, mensalmente considerados, do período.