Projeto leva pequenos a uma jornada histórica por Brasília
Foto: Divulgação/ SEAC-DF
Iniciativa tem como objetivo desenvolver senso de pertencimento e responsabilidadenas crianças
Mais de 120 crianças em situação de vulnerabilidade social terão a oportunidade de conhecer, pela primeira vez, alguns dos mais importantes monumentos e espaços históricos da capital federal. A iniciativa faz parte da segunda etapa do projeto “Descobrindo Brasília”, promovido pela Secretaria de Atendimento à Comunidade (SEAC), que acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de abril. O objetivo é promover a cidadania por meio do acesso ao patrimônio histórico e cívico da cidade, oferecendo às crianças uma vivência que une cultura, educação e pertencimento.
Destinado a crianças de 7 a 12 anos, atendidas por instituições voluntárias nas regiões do Varjão, Sobradinho e Itapoã, o projeto inclui visitas a cinco importantes locais: Memorial dos Povos Indígenas, Catedral Metropolitana, Ponte JK, Planetário e o Museu Vivo da Memória Candanga. Além de conhecerem esses pontos emblemáticos, os pequenos serão acompanhados por monitores especializados, que apresentarão a história e os significados de cada espaço, transformando a experiência em uma verdadeira jornada educativa.
A secretária de Atendimento à Comunidade, Clara Roriz, destaca que o projeto nasceu em 2024 como parte das comemorações do aniversário de Brasília e ganhou continuidade devido ao impacto positivo. “Muitas dessas crianças nunca tiveram acesso a esses locais, mesmo morando aqui. Conhecer a cidade é o primeiro passo para desenvolver o senso de pertencimento e responsabilidade com o espaço em que vivem”, afirma. Para ela, estimular o vínculo afetivo com Brasília é também uma forma de formar cidadãos mais conscientes e comprometidos com a coletividade.
A ação é viabilizada por uma rede de apoio que envolve instituições públicas e privadas, empresas de transporte, restaurantes locais e voluntários, responsáveis por garantir transporte, alimentação e segurança das crianças. “Quando unimos forças, conseguimos fazer muito mais. Este projeto só é possível graças às parcerias com instituições que compartilham do nosso compromisso com a inclusão social”, ressalta Clara. A proposta reforça o papel da educação cidadã desde a infância e evidencia como o acesso à cultura pode ser um caminho transformador.