terça-feira, abril 23, 2024
Desta semanaMundo melhor

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência tem evento especial

Fotos: Divulgação

I Encontro de Famílias e IV Fórum de Autodefensores acontecem na Associação Pestalozzi de Brasília até sexta-feira

Começou, na manhã desta segunda-feira (22), a primeira edição do Encontro Nacional das Famílias do Movimento Pestalozziano, promovido pela Federação Nacional das Associações Pestalozzi (Fenapestalozzi), primeiro movimento no Brasil na área da pessoa com deficiência intelectual e múltipla.

O encontro, que vai até o dia 26, na sede da Associação Pestalozzi de Brasília, no Setor de Clubes Sul, acontece na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, promovida todos os anos pela Fenapestalozzi, em conjunto com a APAE. A data foi instituída pela Lei nº 13.585/2.017, com o objetivo de conscientizar a sociedade acerca da luta pelos direitos das pessoas com deficiência, além de divulgar conhecimento sobre as condições sociais dessa população.

“Precisamos reconhecer as demandas deste público por meio da identificação de suas necessidades, além de elaborar soluções que melhorem a qualidade de vida das pessoas com deficiência no Brasil. Por isso, o evento é uma ótima oportunidade para discutirmos ideias”, afirma a presidente da Fenapestalozzi, Ester Alves Pacheco.

Com o tema “Superar barreiras para garantir a inclusão”, o Encontro Nacional das Famílias do Movimento Pestalozziano é o primeiro evento brasileiro voltado para pessoas com deficiência. Para participar os interessados devem se inscrever pelo site www.fenapestalozzi.org.br/

Na programação, também estão previstas atividades como cursos, oficinas, palestras, painel de vivencias práticas, entre outras atividades culturais para os autodefensores e familiares. A Fenapestalozzi receberá uma palestra realizada pelo Sebrae, fomentando o empreendedorismo, auxiliando e capacitando esses familiares.

Fenapestalozzi

Fundada em 28 de agosto 1970, a Federação Nacional das Associações Pestalozzi (Fenapestalozzi) é uma associação civil de direito privado, sem fins econômicos, que visa a defesa e garantia de direitos das pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades assim como suas famílias, atuando nas áreas de assistência social, educação, saúde, trabalho, cultura, esporte, lazer, entre outras.

A Federação Nacional representa o Movimento Pestalozziano e tem por finalidade integrar as 235 afiliadas que estão presentes nas 5 regiões do país distribuídas em 20 estados e no Distrito Federal.

De acordo com a entidade, juntando esforços, por meio das Associações Pestalozzi, é possível implementar medidas técnicas, científicas e administrativas em todo território nacional, com o objetivo de proporcionar às pessoas com deficiência condições para o exercício pleno de seus direitos como cidadãos comuns.

Além disso, a federação busca garantir os direitos das pessoas com deficiência e defende a criação de ações sociais e políticas públicas que interajam e desenvolvam a autonomia e independência dessas pessoas, capacitando-os para o futuro.