sexta-feira, outubro 18, 2024
CidadesDesta semana

Aplicativo do SLU alerta coleta de lixo

Foto: Tony Oliveira

População ainda descarta materiais de maneira inadequada. App facilita organização

Várias regiões do Distrito Federal ainda sofrem com problemas no descarte de lixo. Em várias cidades é possível ver material orgânico misturado com recicláveis e grandes quantidades de lixo descartado fora do horário de coleta, facilitando acesso tanto para animais de rua, quanto de catadores que passam remexendo os sacos em busca de material de reciclagem. O resultado é resíduos de todos os tipos espalhados pelas ruas.

Juliano Silva é morador de Taguatinga e reclama. “Todos os dias temos lixo espalhados pelas ruas. Aqui a coleta, tanto de orgânicos quanto de recicláveis acontece entre as 20h e 22h30, mas é possível achar nas esquinas das quadras lixo a partir das 16h, com isso, cães, gatos, ratos e catadores de recicláveis rasgam os sacos e espalham tudo pelo chão. Sem contar que o pessoal mistura lixo orgânico com os recicláveis, e o carro da coleta acaba não levando os rejeitos que ficam mais um dia na rua”.

De acordo com o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) essas situações acontecem, mas não é por falta de acesso ao cronograma de coleta de orgânicos e recicláveis. Isso porque a empresa disponibiliza na internet os dias e horários que o serviço estará disponível, no site do SLU ou pelo aplicativo SLU Coleta DF. O app está disponível nas plataformas Apple Store e Play Store.

O dispositivo pode, inclusive, emitir alertas sonoros quando os caminhões de coleta estiverem próximos da região selecionada. De acordo com o diretor-presidente do SLU, Luiz Felipe Carvalho, as campanhas de mobilização para conscientizar sobre a importância e a atenção em relação aos horários são de extrema importância, por facilitarem o recolhimento correto dos resíduos.

“A gente tem muito retrabalho em relação a quem coloca o lixo convencional fora do horário ou do tipo de lixo recolhido do dia. E atualmente qualquer pessoa com um celular tem a possibilidade de ajudar nesse sentido, com os horários e dias certos para a coleta. Nós estamos fazendo nossa parte, investindo permanentemente nos equipamentos públicos e na capacitação dos servidores. Mas a população deve fazer sua parte, porque só assim alcançaremos o status de cidade mais limpa do país”, destacou.