quarta-feira, maio 22, 2024
CidadesDesta semana

Asa Sul ganha quadra Lixo Zero

Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Projeto piloto tem como objetivo otimizar a gestão do lixo em áreas com grande geração de resíduos

A sustentabilidade ganhou um novo endereço no Distrito Federal com a inauguração da primeira quadra comercial lixo zero, situada na CLS 404/405, também conhecida como a Rua dos Restaurantes. O reconhecimento veio através do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), que implementou o programa “Quadra Lixo Zero” na área.

A cerimônia de inauguração, realizada na última quarta-feira (8), contou com a presença de figuras políticas, incluindo a vice-governadora Celina Leão e o deputado distrital Thiago Manzoni, além de outros representantes do governo local. O evento marcou um passo significativo em direção a uma gestão de resíduos mais consciente e eficiente na capital do país.

Com um investimento de R$ 342 mil, oriundo de emenda parlamentar, o SLU instalou seis “papa-lixos” inteligentes na quadra, dos quais quatro são destinados exclusivamente para materiais recicláveis e dois para rejeitos, os materiais que não são passíveis de reciclagem. Equipes da autarquia farão a coleta diária desses resíduos, garantindo que sejam corretamente separados e destinados às cooperativas de reciclagem.

Além disso, resíduos orgânicos, como restos de comida, serão gerenciados por empresas de compostagem contratadas pelos comerciantes locais, evitando o envio desses materiais para o Aterro Sanitário. Segundo o secretário de Meio Ambiente e Proteção Animal, Gutemberg Gomes, este programa é um marco importante para a sustentabilidade da cidade. “Qualquer iniciativa que minimize os resíduos descartados de forma aleatória é muito bem-vinda para desafogar nosso aterro,” afirmou Gomes.

O programa “Quadra Lixo Zero” é uma iniciativa piloto que, após avaliação, poderá ser expandida para outras quadras comerciais do DF. Estão previstas também ações de capacitação e sensibilização, tanto para funcionários quanto para clientes dos estabelecimentos locais, visando promover uma maior consciência ambiental.

Silvio Vieira, diretor-presidente do SLU, expressou otimismo quanto ao impacto do programa. “Nós estamos entre as três cidades mais limpas do país e nosso objetivo é alcançar a primeira colocação. Esse é um projeto-piloto para a quadra, sendo a primeira lixo zero, e o nosso objetivo é que toda Brasília faça essa adesão ao programa,” disse Vieira.

Com esta iniciativa pioneira, o Distrito Federal dá um exemplo significativo de como políticas públicas eficazes e colaboração comunitária podem levar a melhorias ambientais substanciais e sustentáveis.