quinta-feira, março 28, 2024
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Administração Regional Digital 24 horas

Serviço está disponível com mais de trinta opções de atendimento que vão de iluminação pública até combate à dengue

Foi lançado nesta terça-feira (5) projeto que amplia o atendimento das administrações regionais. De acordo com o governo, a partir de agora, o cidadão pode solicitar assistência 24 horas por dia por meio do portal de serviços do DF.

A proposta oferece suporte para mais de 30 serviços a qualquer hora do dia. No portal, o cidadão pode solicitar atendimentos como tapa buracos, iluminação pública, acumulação de entulho, veículos abandonados, manutenção de praças e jardins, ações de combate à dengue, entre dezenas de outros serviços.

Segundo o GDF, a intenção é que futuramente, seja possível solicitar licenciamento para quiosques e trailers, autorização para ambulantes, cópia de plantas de edificações existentes e desarquivamento de processos. O governo pretende incluir todos os serviços de interesse da população prestados pelas administrações no portal. Mas ressalta que neste primeiro momento os trabalhos estão empenhados em aprimorar o atendimento.

Durante o lançamento do programa, nesta terça-feira, no Palácio do Buriti, o governador Ibaneis Rocha disse que a iniciativa aproxima o governo da população, já que o cidadão vai poder apontar o que precisa ser corrigido, ou o que deve ser elogiado a qualquer hora do dia, em qualquer lugar.

“Mesmo com o trabalho das administrações regionais não dá para ver tudo. A gente tem que dar facilidade para as pessoas, inclusive para reclamar. Você tem que dar espaço para a reclamação e buscar a solução. Esse é um programa de coragem, porque você tem acesso à reclamação. A pessoa vai poder indicar onde está o buraco, sair da quadra de esportes e mostrar onde precisa arrumar. Dentro do nosso governo fizemos isso em todas as áreas, é o espírito de acolhimento às famílias”, afirma o chefe do Executivo.

O governo destaca que o atendimento presencial nas administrações regionais será mantido como é feito atualmente, em horário normal do expediente. Além disso, as demandas também podem ser feitas por meio do telefone 162.

O chefe da Secretaria de Governo, José Humberto Pires de Araújo, reforça que a atual gestão tem se preocupado em modernizar os serviços.

“É um avanço da administração pública para que o cidadão tenha acesso aos serviços. Com a modernidade e tecnologia que temos hoje é um atraso não ter um canal em que as pessoas possam acessar os serviços na hora que desejam e precisam”, disse Pires.

O projeto é coordenado pela Secretaria de Governo, mas conta com a participação da Controladoria-Geral e a Secretaria de Economia. O tratamento e gerenciamento das solicitações serão feitos pelo sistema de ouvidorias, o OUV-DF.

O atendimento será feito por servidores que ocupam áreas estratégicas nas administrações regionais capacitados pela Escola de Governo.

Acompanhamento

O atendimento pelo Administração Regional Digital 24 Horas permite que as solicitações sejam recebidas e tratadas pelo sistema de Ouvidoria do GDF. Ou seja, terão que ser respondidas dentro dos prazos legais previstos de até 20 dias corridos.

“O papel da Controladoria Geral do DF é dar suporte aos órgãos para desempenharem o melhor trabalho possível. Hoje, a solicitação de serviços no DF alcança o segundo maior tipo de manifestações na Ouvidoria”, afirma o controlador-geral, Paulo Martins.

A ouvidora-geral substituta do DF, Maria Fernanda Cortes de Oliveira, reforça que as demandas poderão ser concentradas em um único canal. “Ao invés de entrar por protocolo, carta para o gabinete do administrador, vamos centralizá-las nesse canal e trabalhar de forma digital. Todas elas vão estar registradas no sistema da Ouvidoria, que tem estrutura para monitorar as demandas e respondê-las em até 20 dias”, explica.

Como acessar

Para ter acesso aos serviços basta entrar no site www.servicos.df.gov.br   e clicar no ícone “Administração Regional Digital 24h”. Em seguida, escolha a opção “Cidadão”. Por fim, escolha um dos serviços digitais disponíveis em “Administração Regional Digital 24h” e faça o seu registro.

Com informações da Agência Brasília

Foto: Renato Alves/Agência Brasília