terça-feira, abril 23, 2024
Desta semanaSaúde

Covid: começa vacinação de bebês com comorbidades

Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil

Postos de saúde estiveram abertos para o início da imunização

Nesta segunda-feira (14), a Secretaria de Saúde do Distrito Federal iniciou a vacinação contra Covid-19 para crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias com comorbidades. Estão sendo aplicados os imunizantes Pfizer Baby, versão aprovada para esta faixa etária. “Temos infraestrutura logística forte para rapidamente distribuir os imunizantes para salas de vacinação”, afirma a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.

De acordo com a pasta, estão sendo obedecidas as orientações do Ofício Circular 242/2022, do Ministério da Saúde, a respeito da aplicação da vacina. O esquema vacinal é composto por três doses, com intervalo de 4 semanas entre a D1 e a D2 e de 8 semanas entre a D2 e a D3. O Ministério da Saúde encaminhou 14.400 doses para serem aplicadas nas três fases da imunização.

Para serem vacinadas, as crianças devem estar acompanhadas de pais ou responsáveis. É necessário levar cartão de vacinação, documento de identificação (identidade, certidão de nascimento ou outro) e laudo ou relatório médico que comprove a comorbidade da criança. Em cada local de vacinação haverá um responsável técnico para tirar dúvidas.

Xêpa

A SES-DF informa que crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias, sem comorbidades também poderão ser vacinadas, porém somente com doses remanescentes, no horário popularmente conhecido como “xêpa”, exclusivamente faltando uma hora para o encerramento do horário de atendimento.

“O objetivo é evitar perdas técnicas: cada frasco contém 10 doses e se nessa última hora de aplicação de vacina houver sobra de doses em um frasco, elas poderão ser aplicadas nas crianças sem comorbidades para evitar o desperdício”, explica o assessor da Coordenação de Atenção Primária à Saúde (Coaps), Adriano de Oliveira.

A prioridade é para as crianças com comorbidades e não será aberto nenhum frasco caso não haja crianças com estas condições na sala de vacina durante a última hora de atendimento.