terça-feira, outubro 8, 2024
Desta semanaEconomia

Cai procura por voos domésticos

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Mercado internacional seguiu tendência e registrou queda 34%

Com as altas expressivas nas tarifas cobradas por empresas de transporte aéreo o impacto inevitável chegou. Comunicado emitido, na quarta-feira (8), pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) informou que a procura por voos domésticos, medida em passageiros-quilômetro transportados (RPK), teve queda de 9,9% em abril, em relação ao mesmo mês de 2019, com base em dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Ainda segundo a Abear, a oferta, calculada em assentos-quilômetro oferecidos (ASK), teve redução de 5,8% na mesma comparação. A taxa média de ocupação dos aviões ficou em 78,4%, redução de 3,5 pontos percentuais. No total, foram transportados 6,1 milhões de passageiros, recuo de 16,2% diante de igual mês de 2019.

A queda é ainda maior quando o cenário é internacional. Segundo os dados apresentados, a demanda (RPK) teve queda de 34,2% e a oferta (ASK) registrou redução de 33,9% em relação a abril de 2019. O aproveitamento das aeronaves ficou em 83,9%, redução de 0,4 ponto percentual. O total de passageiros transportados atingiu 1,1 milhão, uma retração de 39,4%.

De acordo com a associação, a comparação dos resultados operacionais do mercado doméstico entre abril e março apresentou queda de 7,1% na demanda (RPK) e de 5,9% (ASK) na oferta. A taxa média de ocupação dos aviões recuou 1 ponto percentual. No mercado internacional, a demanda (RPK) cresceu 5,4% e a oferta (ASK) recuou 1,8% nas mesmas comparações.

Já no transporte aéreo de cargas a redução registrada foi de 113,3% em abril em relação a 2019. No mercado internacional o movimento foi inverso, registrando aumento de 12,7% comparando o mesmo período.