quarta-feira, julho 24, 2024
Desta semanaSaúde

Campanha arrecada itens esportivos para mães de pacientes do HRSM

Foto: tirachard/freepik

Projeto é um valioso recurso terapêutico, que estimula a diminuição de riscos à saúde física e mental e promove a vinculação entre as participantes

A Unidade de Cuidados Prolongados Pediátricos (UCPPED) do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) está promovendo uma campanha de arrecadação de tênis, roupas esportivas e itens de higiene pessoal para a execução de atividades físicas com as mães dos pacientes internados na unidade.

O objetivo dessa iniciativa é garantir que essas mães tenham o suporte necessário para participar das caminhadas e corridas semanais, que acontecem todas as terças e quintas, às 16h30.  O projeto foi idealizado pela Chefia de enfermagem da UCPPED em conjunto com a psicóloga da unidade. Normalmente, de 7 a 10 mães participam das atividades.

Recurso terapêutico 

As crianças assistidas na Unidade de Cuidados Prolongados Pediátricos (UCPPED) são portadoras de condições crônicas complexas e, por muitas vezes, passam por internações de longa permanência. 

Gabriela Conceição, psicóloga da unidade, enfatiza a importância da atividade realizada com as cuidadoras: “em uma situação de internação prolongada são vistas diversas modificações no âmbito biopsicossocial dos familiares dos pacientes internados. Neste contexto, a atividade física entra como um importante e valioso recurso terapêutico, que estimula a diminuição de riscos à saúde física e mental, promove a vinculação entre as participantes, melhora da qualidade de vida e auxilia os familiares a lidarem com as demandas emocionais e físicas impostas pela hospitalização”.

Reconhecendo que o bem-estar das mães também desempenha um papel fundamental no processo hospitalar, Raquel Caetano, enfermeira e chefe de enfermagem da Unidade, destaca a importância dessa campanha: “nossa ideia é aperfeiçoar cada dia mais os cuidados às mães dos nossos pacientes. A gente sabe que a atividade melhora a autoestima, as funções cognitivas e também diminui o estresse e a ansiedade. Por isso, essa atividade se torna também um aliado importante no cuidado. A arrecadação vai proporcionar às mães itens mais adequados para a realização das atividades físicas. Muitas delas tem realizado as caminhadas de chinelo.”

Dra. Lara Vieira, Médica Pediatra e chefe de serviço de assistência na SECPP (UCPPED) complementa: “se levarmos em consideração que essas mães permanecem no hospital por um longo período acompanhando seus filhos internados, a caminhada e corrida têm um papel ainda mais relevante para proporcionar saúde mental e reduzir a carga desse período de internação”.

Diante do engajamento da equipe, Linalea Costa, educadora física, se prontificou a apoiar de forma voluntária a atividade após a arrecadação de tênis, contribuindo com a execução dos treinos em conjunto com as mães.

Como doar

As doações podem ser entregues na Sala de Chefia de Enfermagem, localizada no 1º andar do HRSM. A campanha de doação está aberta a todos que desejam contribuir e fazer a diferença.