terça-feira, abril 23, 2024
CidadesDesta semana

Trânsito em Taguatinga Centro é totalmente liberado

Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Pistas do boulevardem cima do Túnel Rei Pelé, foram liberadas para o tráfego de ônibus

Na manhã desta segunda-feira (2), o trânsito de Taguatinga Centro começou a operar de maneira completa, ou seja, as pistas do boulevard foram liberadas para o tráfego de todas as linhas de ônibus que circulam no centro a região administrativa.

As faixas de concreto que ligam a Estrada Parque Taguatinga (EPTG) à Avenida Elmo Serejo são exclusivas para 97 ônibus que têm portas dos dois lados, visto que as paradas para estes itinerários ficam no canteiro central. Os veículos são responsáveis por fazer 703 viagens diárias de segunda a sexta e 630 nos fins de semana, de acordo com dados da Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF (Semob).

Para as outras 73 linhas que atendem o centro de Taguatinga o trânsito também foi liberado, porém estas circulam nas vias marginais por terem portas apenas no lado direito dos veículos. Ao todo são 279 coletivos que fazem, em média, 1,5 mil viagens diárias. A entrega das obras de mobilidade urbana beneficia cerca de 52 mil passageiros que usam o transporte coletivo na região todos os dias.

‌“Em termos de trânsito, esta é a última liberação que faremos no centro de Taguatinga”, informou o secretário de Obras, Luciano Carvalho. “Entregamos um corredor de ônibus todo feito em pavimento de concreto, com mais durabilidade e conforto para o usuário do transporte coletivo. Além disso, o boulevard também traz estacionamentos, vias marginais, ciclovia, iluminação, calçadas. É uma requalificação completa da região central da cidade.”

Avenida das Palmeiras

Moradores da avenida paralela ao centro de Taguatinga comemoraram o retorno do fluxo de veículos em mão dupla. Com a entrega das pistas do boulevard, o trânsito da Avenida das Palmeiras voltou o que era antes – uma pista sentido Plano Piloto e outra sentido Ceilândia.

Fábio Vieira, disse que o retorno do fluxo duplo na avenida traz um alívio para os moradores da região. “Contávamos as horas para o trânsito voltar ao que era. A expectativa agora é que os acidentes diminuam e que o tráfico de drogas que acontecia nas paradas de ônibus que foram instaladas temporariamente seja extinguido. Além disso, a poluição dos ônibus e a sobrecarga de veículos deixou a região bem judiada”, conta o morador da região.

“Com a conclusão das obras no boulevard, os veículos seguirão direto pelo corredor exclusivo ou pelas marginais e não precisarão mais passar pela Avenida das Palmeiras”, explicou o subsecretário de Operações da Semob, Márcio Antônio de Jesus. “As empresas de transporte público estão orientando os motoristas para que deixem de trafegar por lá. E as paradas de ônibus já começaram a ser retiradas da via.”

Para auxiliar nessa fase de transição do fluxo do trânsito, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) instalou painéis móveis para orientar os motoristas. Além disso, 30 agentes de trânsito estão se revezando em 12 viaturas para fazer patrulhamentos e fiscalizar pontos estratégicos.