terça-feira, abril 23, 2024
Desta semanaEducação

Combate ao estresse de profissionais da educação do DF

Foto: Divulgação/SEEDF

Duas ações específicas dão suporte aos servidores que trabalham em ambiente educacional

Fonoaudiólogos, nutricionistas, cantoterapeutas, psicólogos, pedagogos formam uma equipe multidisciplinar concentrada em definir os melhores processos de aprendizagem para os estudantes da rede pública. Quem atua diretamente nos centros de ensino também é público-alvo das ações promovidas pela Assessoria de Qualidade de Vida e Bem-Estar no Trabalho (ASQVT), da Secretaria de Educação (SEE).

A diretora de Serviços de Apoio à Aprendizagem da SEE, Patrícia Melo, conta que atualmente 149 psicólogos estão nas escolas do Distrito Federal. Segundo ela, “Esses profissionais atuam no apoio às estratégias de aprendizagem, elaborando ações e planejamento de ensino para cada escola, de acordo com as suas particularidades.”

Os planos de intervenção em crise e de gerenciamento de estresse são duas ações específicas voltadas para o bem-estar dos profissionais da educação. Por meio da ASQVT, o plano de intervenção em crise ocorre toda semana, mediante solicitação da escola ou da regional de ensino. O foco é a saúde dos servidores envolvidos no processo.

Já o plano de gerenciamento do estresse promove dois ciclos por ano, com cinco encontros, na sede da Secretaria de Educação. O objetivo é dar os passos para combater o estresse no trabalho por meio da mudança de hábitos.

A iniciativa foi criada em 2020, de maneira virtual, e terá o primeiro encontro presencial, para os servidores da SEE, no dia 28 deste mês. A previsão é que as inscrições sejam abertas nos próximos dias, no site da secretaria, com vagas limitadas.

Com informações da SEEDF