Comércio deve oferecer mais de 3 mil vagas temporárias
Foto: Cristiano Costa/Fecomércio
Postos de trabalho são para o período de festas de fim de ano, com possíveis contratações
Para o Natal de 2024, o comércio do Distrito Federal deve contratar cerca de 3,7 mil trabalhadores temporários, segundo pesquisa do Instituto Fecomércio-DF. O número é menor do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando aproximadamente 6,2 mil pessoas foram contratadas para atender à demanda de fim de ano. Essa queda nas expectativas pode refletir uma postura mais cautelosa dos empresários em relação ao cenário econômico e o impacto de uma antecipação de contratações ao longo do ano.
De acordo com José Aparecido Freire, presidente do Sistema Fecomércio-DF, o desempenho positivo do comércio ao longo de 2024 ajudou a reduzir o desemprego na região, o que pode ter influenciado essa expectativa menor de contratações temporárias. Freire destaca que, apesar do cenário atual, há esperança de que os resultados das vendas de fim de ano superem as previsões, como aconteceu no ano passado, quando o número de contratações temporárias ultrapassou o esperado.
Os setores que mais devem demandar mão de obra temporária incluem bares, restaurantes, lanchonetes, salões de beleza, papelarias e livrarias, além de lojas de suprimentos de informática. A pesquisa estima que cada empresa contratará, em média, 3,2 funcionários temporários, enquanto os setores com maior procura de serviços devem adicionar cerca de 4 trabalhadores por estabelecimento.