segunda-feira, abril 29, 2024
CidadesDesta semana

Concretagem na EPTG evitará deslizamentos

Foto: Divulgação/DER-DF

Serviço também já foi realizado em mais três encostas de vias do Distrito Federal

Quem trafega pela Estrada Parque Taguatinga (EPTG) notou que nos últimos dias há uma equipe trabalhando na concretagem das encostas via que liga Taguatinga ao Plano Piloto. Os serviços estão concentrados na altura do viaduto de acesso ao Centro Universitário Unieuro, na entrada de Águas Claras.

Sob responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), a concretagem dos taludes (superfície das encostas às margens de rodovias que servem para evitar deslizamentos ou colapsos das paredes que revestem a lateral das pistas) ajuda a dar mais estabilidade às estruturas, reduzindo os riscos de deslizamentode revestimento e até mesmo bloqueio da pista.

De acordo com o secretário de governo do DF, José Humberto Pires de Araújo, a intervenção trará mais segurança aos motoristas que trafegam pela rodovia diariamente. “A estruturação urbana da cidade precisa ser pensada como um todo. Não adianta fazer uma grande obra e depois deixar a comunidade desamparada. É uma região que recebe atenção constante do GDF, inclusive, recentemente foram instaladas barreiras metálicas na região, que estão salvando vidas”, defende.

O engenheiro Jarbas Silva, diretor do 3º Distrito do DER, explica que a intervenção foi necessária por conta do aparecimento de pequenas erosões nas paredes da via, que causaram desgaste natural do solo. “Resolvemos fazer o grampeamento para deixar o talude estabilizado. Para isso, estamos utilizando concreto projetado”, esclarece.

Para a professora Helena Barros, a intervenção é muito importante e comemora a iniciativa antes de qualquer transtorno. “Tivemos chuvas muito fortes aqui no DF no mês passado, por isso, o governo está de parabéns pela iniciativa. Melhor prevenir do que deixar essa parede cair e travar todo o trânsito da EPTG que já não é dos mais tranquilos”. Comemora a moradora de Taguatinga.

De acordo com o DER, para evitar transtornos, as obras estão sendo realizadas no período noturno por uma empresa particular contratada pelo órgão. 

Serão investidos R$ 1,3 milhão na execução de concretagens que se estendem a taludes na via DF-001, no Recanto das Emas, na marginal de ligação entre Granja do Torto e Grande Colorado, e no viaduto de acesso ao Taquari. “Nossos técnicos analisam cada situação e repassam para a empresa, que atua nesses locais com a execução dos serviços”, completa Jarbas.