segunda-feira, abril 29, 2024
CidadesDesta semana

Intervenções na Via Estrutural

Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Motoristas devem estar atentos às interdições na via para obras de pavimentação

O Departamento de Estradas e Rodagens do Distrito Federal (DER-DF), começou asegunda etapa das obras de recuperação asfáltica da Via Estrutural. De acordo com o órgão, nesta fase será feita a concretagem da pista expressa, o que exigirá o bloqueio de duas faixas da via. 

“A gente pede, neste momento, paciência da população porque são obras que vão gerar transtorno, mas que devem ser feitas para o bem-estar e o conforto de todos”, explica o presidente do DER-DF, Fauzi Nacfur. “Além de dar mais segurança viária”, completa.

De acordo com o departamento, duas faixas da via expressa da Estrutural serão bloqueadas. Uma no trecho que vai do viaduto do Pistão Norte (Taguatinga) até o viaduto da DF-087 (viaduto do Jóquei), e a marginal de Vicente Pires funcionará em sentido único (Taguatinga-Plano Piloto), do viaduto do Pistão Norte até o balão da rua 10-B, próximo ao Home Center Castelo Forte.

No horário das operações de fluidez no período da tarde, das 17h às 19h45, o fluxo de veículos funcionará no sentido Plano Piloto-Taguatinga.

Segundo o governo, estão sendo investidos R$45 milhões na revitalização da Via Estrutural. A troca do pavimento asfáltico por piso de concreto será feita por cerca de 100 homens.

Fauzi explica que as intervenções são indispensáveis. “É uma via com vida útil ultrapassada, o asfalto está deteriorado, com aberturas frequentes de buracos. A gente espera que esta restauração agora, com o pavimento rígido, tenha um prazo maior nos períodos de manutenção dessas vias”, prevê o Nacfur. “Justamente por ser um pavimento mais resistente, numa via tão movimentada quanto essa, por onde passam cerca de 70 mil carros diariamente, vai trazer mais conforto aos usuários”, garante o presidente do DER-DF.