quinta-feira, abril 18, 2024
Desta semanaEconomia

Contas da Caesb poderão ser pagas com PIX

Novos boletos já virão com o QR Code que direcionará consumidores para o pagamento

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) anunciou que os consumidores poderão fazer o pagamento de suas contas de água por meio do sistema PIX. 

Segundo a companhia, os formulários das contas de água e de esgoto da Companhia foram reformulados, com uma nova fonte mais legível, e receberão um campo inferior com o QR Code que direcionará o usuário diretamente para o pagamento via Pix em sua instituição bancária de preferência. 

A intenção da mudança é diminuir o prazo para a compensação bancária da quitação dosvalores devidos e assim facilitar a retomada de serviços da Caesb que dependam da comprovação de pagamento, como por exemplo, o pedido de religação após corte por inadimplência.

A modalidade de pagamento já havia sido adotada pela companhia em fevereiro, mas apenas nos casos de pagamento de segundas vias das faturas emitidas pelo site, pelo aplicativo ou pelos escritórios nos postos do Na Hora. 

A Caesb ressalta que o pagamento via PIX não vai interferir nas modalidades de quitação de débitos já existentes. Por isso o consumidor pode pagar seus débitos junto à companhia por meio do débito automático, autoatendimento, internet banking, correspondentes bancários, guichês de instituições bancárias credenciadas e agências lotéricas.

Atualmente a Caesb tem convênio com 10 bancos que aceitam o pagamento das faturas: Banco de Brasília e seus correspondentes bancários, Banco do Brasil e seus correspondentes bancários, Banco Inter, Banco Sicoob, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Mercantil do Brasil, Safra e Santander. Com o Pix, o pagamento pode ser realizado em qualquer banco e a Caesb efetuará o registro de baixa.

Foto: Cristiano Carvalho/Caesb