quinta-feira, abril 18, 2024
Desta semanaEconomia

Desemprego no DF recua em novembro

Foto: Arquivo / Agência Brasília

Segundo levantamento, 42 mil pessoas entraram no mercado de trabalho nos últimos doze meses

A Codeplan e o Dieese divulgaram nesta terça-feira (21), os dados de Emprego e Desemprego no Distrito Federal e da Área Metropolitana de Brasília, referente a novembro. A taxa de desemprego diminuiu de 17,8% para 16,1%, entre novembro de 2020 e de 2021. No mesmo período, a taxa de participação – proporção de pessoas com 14 anos e mais incorporadas ao mercado de trabalho como ocupadas ou desempregadas – cresceu, ao passar de 64,5% para 65,0%. “Acreditamos que a vacinação é uma das principais responsáveis pelo crescimento do número de empregados, posto que proporcionou a retomada de boa parte do setor de serviços, principal segmento da economia do DF” explica Jean Lima, presidente da Codeplan.

Nos últimos doze meses, o contingente de desempregados diminuiu, como resultado do aumento do nível ocupacional (64 mil postos de trabalho) em número superior ao acréscimo da População Economicamente Ativa – PEA (42 mil pessoas entraram no mercado de trabalho). O aumento na ocupação derivou do crescimento nos serviços, na construção e no comércio e reparação; e, segundo a forma de inserção, do crescimento do assalariamento no setor privado com e sem carteira assinada, do emprego doméstico e do agregado demais posições.

Em relação a outubro de 2021, a Taxa de desemprego Total diminuiu, ao passar de 16,8% para 16,1% da PEA.

A taxa de participação ficou relativamente estável, variando de 65,1% para 65,0%. Neste mesmo período, o contingente de desempregados diminuiu, como resultado do acréscimo do nível de ocupação (mais 12 mil postos de trabalho), já que não houve variação da População Economicamente Ativa – PEA.

Por sua vez, o aumento do contingente de ocupados decorreu do crescimento no número de postos de trabalho no setor de serviços e na indústria de transformação, assim como do aumento entre os assalariados do setor privado e público.

Em relação a área metropolitana, a Taxa de Desemprego Total diminuiu, ao passar de 24,3% para 21,3% da População Economicamente Ativa – PEA, entre novembro de 2020 e de 2021. No mesmo período, observou-se aumento do nível de ocupação em número maior que o crescimento da PEA, o que resultou em decréscimo do contingente desempregado.

Em novembro de 2021, 138 mil pessoas estavam desempregadas na Periferia Metropolitana de Brasília, 8,6% a menos que em igual mês de 2020. O declínio do contingente de desempregados resultou do aumento no nível de ocupação (8,1% postos de trabalho) em número superior ao crescimento da PEA (3,9% pessoas a mais no mercado de trabalho).

Entre novembro de 2020 e 2021, a taxa de participação – proporção de pessoas de 14 anos e mais incorporadas ao mercado de trabalho como ocupadas ou desempregadas – aumentou, ao passar de 67,6% para 69,1%. No mesmo período, a taxa de desemprego total diminuiu, ao passar de 24,3% para 21,3% da PEA. Segundo suas componentes, a taxa de desemprego aberto reduziu, de 19,9% para 16,8%, e a de desemprego oculto ficou relativamente estável, ao passar 4,4% para 4,5%.

Com informações da Codeplan