domingo, junho 23, 2024
Desta semanaSaúde

Estoques de sangue estão baixos no DF

Hemocentro pede que população se mobilize para normalizar a quantidade de materialbiológico em estoque

A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) está enfrentando uma situação crítica com apenas 50% de seu estoque estratégico de sangue, o nível mais baixo dos últimos cinco anos. A queda nas doações de sangue durante setembro e outubro levou a essa situação, e a continuação desse cenário pode resultar em desabastecimento nos hospitais da região.

O Hemocentro é responsável por fornecer sangue para toda a rede pública de saúde do Distrito Federal, incluindo hospitais da Criança e das Forças Armadas, bem como instituições conveniadas. Eles têm uma necessidade urgente de todos os tipos sanguíneos, mas os grupos O positivo, O negativo e A positivo estão 40% abaixo do nível considerado seguro e têm uma demanda maior entre os pacientes.

Segundo a gerente da Captação de Doadores do Hemocentro de Brasília, Kelly Barbi, “o sangue é insubstituível; então, para conseguirmos manter o tratamento dos pacientes da rede pública de saúde do Distrito Federal, as doações são essenciais”. Além dos pacientes que precisam de transfusões regulares, como pessoas com doenças do sangue e pacientes oncológicos, há uma demanda para diversas cirurgias e atendimentos de emergência.

Para manter o estoque estratégico e atender às necessidades da rede pública de saúde do DF e hospitais conveniados, o Hemocentro precisa receber pelo menos 180 doações diárias. No entanto, em outubro, eles registraram uma média de apenas 127 doações de sangue por dia. Novembro é uma preocupação particular, devido aos feriados, férias e festas de fim de ano, que historicamente resultam em uma diminuição no número de doadores, ao mesmo tempo em que a demanda por transfusões de urgência costuma aumentar.

É importante que as doações de sangue sejam contínuas, pois alguns hemocomponentes têm validade limitada, como as plaquetas, que são usadas no tratamento de câncer e duram apenas cinco dias. Portanto, o Hemocentro faz um apelo para que mais pessoas se voluntariem para doar sangue e ajudem a garantir que haja sangue disponível para aqueles que precisam.

Como doar

O agendamento da doação de sangue pode ser feito pelo site Agenda DF ou pelo telefone 160, opção 2. Há ainda a possibilidade de encaixe, de acordo com a disponibilidade de vagas ociosas no dia. O Hemocentro de Brasília está localizado no Setor Médico Hospitalar Norte (início da W3 Norte), próximo ao Hran e à Fepecs, e atende de segunda a sábado, das 7h15 às 18h.

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável. Para quem passou por cirurgia, exame endoscópico ou adoeceu recentemente, a recomendação é consultar o site do Hemocentro  para saber se está apto ao procedimento.

Foto: Breno Esaki/Arquivo Agência Saúde-DF