domingo, abril 28, 2024
Desta semanaEducação

Livros ensinam educação de trânsito para crianças

Foto: Divulgação

Material didático será distribuído para escolas de educação infantil e bibliotecas públicas

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) lançou a coleção “Trânsito Seguro” com o objetivo de introduzir a educação no trânsito na educação infantil. A coleção é composta por três livros infantis: “Eu, Passageiro”, “Eu, Ciclista” e “Eu, Pedestre”. Cada livro aborda aspectos específicos da segurança no trânsito, como o uso do cinto de segurança, a segurança ao andar de bicicleta e a importância de ser um pedestre responsável.

A coleção foi desenvolvida como material didático e será distribuída nas escolas públicas, bibliotecas públicas e outros locais. Ela é ricamente ilustrada e projetada para ajudar a conscientizar as crianças sobre a segurança no trânsito desde tenra idade. A diretora de Educação no Trânsito do Detran-DF, Paula Nunan, destaca a importância de educar as crianças sobre o trânsito e como elas podem ser multiplicadoras de conhecimento e segurança.

“Estamos contribuindo para a redução das estatísticas e promovendo conscientização nas escolas, uma vez que as crianças são nossos multiplicadores. Este material é notável e inclusivo, apresentando personagens diversos, incluindo uma criança albina, um japonês e uma criança negra, demonstrando a diversidade que o Detran deseja levar às escolas públicas, mostrando que todos nós fazemos parte do trânsito”, destaca.

O material é inclusivo, com personagens diversos, refletindo a diversidade presente na sociedade, e enfatiza que todos fazem parte do trânsito. Essa iniciativa visa contribuir para a redução de acidentes no trânsito e promover a conscientização desde a infância.