quinta-feira, abril 25, 2024
Desta semanaSaúde

Hemocentro opera com estoques baixos e pede ajuda

Foto: Taguatinga Shopping / Divulgação

A urgência é para doações dos tipos sanguíneos O positivo e O negativo. Doadores desses tipos tem prioridade no atendimento

Mais uma vez, a Fundação Hemocentro de Brasília está com os estoques de sague baixos e convoca a população para ajudar na manutenção do serviço. De acordo com a fundação, faltam vários tipos sanguíneos por conta da redução do número de doações nos últimos dias.

Por conta disso, o projeto Linha Vermelha, lançado em setembro, foi prorrogado até o dia 30 de outubro para que as doações sejam estimuladas e os estoques do Hemocentro sejam reforçados.

Foi registrada uma queda de 13% no movimento de doadores de sangue este mês. E isso refletiu principalmente nos estoques dos tipos sanguíneos O positivo e O negativo, que hoje estão em níveis críticos. De acordo com a fundação, enquanto em setembro a média foi de 168 doações por dia, o índice em outubro não passou de 148 bolsas coletadas até o momento.

A chefe da Seção do Ciclo do Doador do Hemocentro, Anne Ferreira, reforça: “A doação de sangue é importante para garantir o atendimento a diversos tipos de pacientes que estão na rede pública de saúde, principalmente aqueles que passaram por transplantes, que estão em tratamento de algum tipo de câncer ou que possuem anemias crônicas e precisam de transfusões regulares”.

A parceria entre o Hemocentro e o Taguatinga Shopping, que resultou no projeto Linha Vermelha, rendeu altos índices de adesão, por isso, iniciativa será mantida até a próxima semana. “O pioneirismo e sucesso do projeto nos mostram o quanto as pessoas estão disponíveis para praticar a solidariedade”, destaca Maíra Garcia, gerente de marketing do shopping. “Às vezes, [as pessoas] só precisam saber como ajudar e onde. Temos orgulho de poder fazer essa ponte por meio do TGS Solidário. Afinal, uma única doação pode salvar até quatro vidas”, ressalta.

Para doar sangue, os voluntários devem agendar previamente a coleta pelo site Agenda DF (https://agenda.df.gov.br/). Porém, por conta do baixo nível dos estoques do tipo sanguíneo O negativo os doadores estão dispensados do agendamento, podendo participar da ação com senha preferencial. Para isso, basta comprovar o tipo sanguíneo a partir de cadastro no Hemocentro ou por meio de exame de tipagem sanguínea.

Linha Vermelha

A iniciativa surgiu da parceria antiga entre o Hemocentro de Brasília e o Taguatinga Shopping. O projeto-piloto de extensão da Linha Vermelha nada mais é que um veículo especial, identificado com a logomarca do Hemocentro, que faz o percurso gratuito de ida e volta entre o shopping e a instituição, sempre às terças e quintas-feiras.

As viagens partem, gratuitamente, da entrada principal do Taguatinga Shopping, às 9h e às 13h, do shopping para o Hemocentro, e às 12h e às 16h, no percurso inverso, até o dia 30 deste mês.

Mais informações no Instagram, no site TGS Solidário ( https://tgssolidario.com.br/ ) ou pelo WhatsApp (61) 99974-4020.