domingo, junho 23, 2024
Desta semanaPolítica

“Faço do social uma missão”, diz Dr. Eduardo

Foto: DFN

Defensor das causas sociais, o candidato a deputado distrital defende os deficientes, as mulheres e as famílias

Dr. Eduardo Moreira é morador de Taguatinga, advogado, cristão e militante de causas sociais, principalmente das pessoas com deficiência. Pai de três filhos, sendo uma deficiente intelectual, Dr. Eduardo conta em entrevista exclusiva ao DF Notícias o porquê aceitou o desafio de se candidatar à Câmara Legislativa do Distrito federal.

Ele se apresenta aos eleitores como Dr. Eduardo Moreira e defende mais inclusão socialdos deficientes, das famílias, das mulheres, dos idosos e mais dignidade humana. Por ser pai de uma menina com deficiência conhece de perto os desafios e as dificuldades enfrentadas por essa parcela da sociedade que busca mais atenção e suporte, principalmente do poder público.

“Minha esposa e eu sabemos bem as dificuldades enfrentadas tanto pelos deficientes quanto por seus familiares, principalmente os que dependem da saúde pública para um tratamento, uma reabilitação. Há anos defendemos as necessidades dessa comunidade, a qual pertencemos. Minha filha tem deficiência intelectual ocasionada por um cistoporencefálico e eu tenho Hemoglobinopatia C. Entendemos que é direto de todos ter acesso à saúde, dignidade e participação na sociedade”, afirma.

“Outro ponto de grande relevância e que poucos se atentam é que, em alguns casos, o pai ou a mãe precisa deixar de trabalhar por conta da deficiência de um filho ou filha. Mas por meio de políticas públicas de assistência ao deficiente e a seus familiares esse pai ou essa mãe pode voltar ao mercado de trabalho e se sentirem produtivos novamente”.

Perguntado sobre sua carreira profissional, Dr. Eduardo afirma que seu trabalho na advocacia foi um despertamento para que ele ingressasse na vida pública.

“Além de atuar como advogado em diversas causas cíveis, principalmente em defesa da mulher, de deficientes e da família, fui por duas vezes presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e uma vez presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB Subseção de Taguatinga. Foi a partir do meu trabalho em temas como esses que despertei que posso fazer ainda mais no âmbito do Legislativo do DF. Conheço os problemas e apresento soluções cabíveis, dentro da lei, para garantir suporte aos brasilienses”, diz Dr. Eduardo.

Antes mesmo de se apresentar como candidato à Câmara Legislativa, Dr. Eduardo já atuava em defesa da comunidade taguatinguense apoiando a preservação da Praça do DI, a reforma da Praça do Relógio e a construção do túnel de Taguatinga. Além disso,ministrou palestras em escolas públicas e privadas sobre violência doméstica e a importância da Lei Maria da Penha. 

Ao longo de sete anos, o advogado atendeu diversas famílias em situação de vulnerabilidade e que precisavam de assistência médica ou social do governo. 

“Um dos casos que mais mexeram comigo foi o da jovem atropelada por um ônibus, em maio passado. O veículo passou por cima da perna dela no Recanto das Emas. Foram dias de aflição da família por conta da falta de atendimento específico para a garota. Tendo em vista que a rede pública não tem o equipamento designado para o tratamento,postulamos atendimento em unidade particular que está sendo custeado pela empresa causadora do acidente”, conta.

“Atendemos ainda várias outras demandas da população com orientações jurídicas sobre como conseguir benefícios junto ao INSS, medicamentos, fraldas, cestas básicas, sem que para isso, o código de ética da OAB seja ferido”, relata.

Dr. Eduardo finaliza a entrevista afirmando que: “já faço do social uma missão e desejodar continuidade nesse projeto em âmbito político. A vida pública me possibilitará exercer o bem comum e a função social, unindo o poder público e a sociedade”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *