terça-feira, junho 25, 2024
Desta semanaPolítica

Horário de votação será unificado em todo país

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Cidades com fusos diferentes devem se adequar

As eleições deste ano contarão com uma novidade, o horário de votação será o mesmo para dos os estados e o Distrito Federal. Esta será a primeira vez que todas as seções eleitorais funcionarão das 8h às 17h do horário de Brasília. Por isso, as cidades com fusos diferentes deverão se adequar ao horário da capital federal.

A mudança é resultado de uma decisão do Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de dezembro de 2021 e incluída na Resolução TSE nº 23.669.

A medida atinge todos os municípios do Acre, de Mato Grosso, de Mato Grosso do Sul, de Rondônia e de Roraima. No Amazonas, a medida vale para os 62 municípios que se dividem em dois fusos. Em Pernambuco, o distrito de Fernando de Noronha também precisará se adaptar ao horário diferenciado.

Resultados

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a apuração dos resultados das votações começará às 17h do domingo. A Corte ressalta que a votação termina às 17h, mas os eleitores que ainda estiverem na fila para após esse horário poderão votar sem dificuldades.

Anteriormente, a Justiça Eleitoral começava a divulgar a apuração somente após o término do horário de votação no Acre, onde o fuso horário está duas horas atrás do fuso de Brasília. O objetivo era evitar que a divulgação dos dados pudesse influenciar pessoas que votavam em localidades com seções eleitorais ainda em funcionamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *