domingo, junho 23, 2024
CidadesDesta semana

Malha cicloviária será ampliada no DF

Foto: Agência Brasília

Semob vai realizar nova licitação para construção de mais 26km de ciclovias em seis pontos do DF

Nos últimos anos, o Distrito Federal (DF) tem experimentado um significativo crescimento em sua malha cicloviária. Atualmente, essa rede conta com uma extensão de 687,12 km, distribuída em 30 regiões administrativas. De acordo com o governo, esse aumento é reflexo do esforço contínuo para promover a mobilidade sustentável e atender à crescente demanda por alternativas de transporte.

Há pouco mais de cinco anos atrás, o DF tinha 466,6 km de ciclovias e ciclofaixas. De 2019 para cá, cerca de 220,52 km foram construídos com investimentos públicos na ordem de R$ 27 milhões. A ampliação da malha viária melhorou a interligação entre os diferentes trechos e ofereceu maior funcionalidade para os ciclistas.

Em continuidade aos trabalhos de expansão das ciclovias no DF, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), responsável pela política cicloviária na capital, está preparando uma nova licitação para o segundo semestre, com o objetivo de adicionar mais 26 km de ciclovias. Esses novos trechos serão distribuídos da seguinte forma:Samambaia Norte – 11 km; Planaltina – 3,3 km; Asa Norte (Próximo ao UniCeub) – 550 metros: Arredores do Autódromo de Brasília -2 km; Octogonal – quase 2 km; outro trecho em Samambaia – 5,8 km.

A missão de interligar as ciclovias existentes é uma prioridade. A Secretaria de Obras e Infraestrutura do DF (SODF), em parceria com a Semob, está trabalhando para conectar os diferentes trechos. Segundo o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, a Secretaria de Obras solicitou todos os traçados e projeções para a construção de novas ciclovias, totalizando 289 km de novos trechos planejados.

Em Taguatinga, está em andamento a construção da ciclovia do Pistão Sul, onde ciclistas poderão aproveitar a sombra das árvores para fazer o trajeto com mais conforto e segurança. A obra está sob a responsabilidade do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), que em nota, afirmou que a 70% das obras de construção da ciclovia já foram concluídas e que a previsão de entrega é para o próximo mês de julho.

Legislação 

Atualmente, a legislação do DF estabelece que todos os projetos de construção, ampliação ou adequação de vias públicas, bem como trechos urbanos de rodovias e estradas em fase de construção pelo governo, devem incluir ciclovias, ciclofaixas e infraestrutura cicloviária. Um exemplo disso é o projeto do Corredor Eixo Oeste, que prevê a implantação de ciclovias ao longo de todo o trajeto, do Sol Nascente ao Eixo Monumental e ao Terminal Asa Sul.