quarta-feira, julho 24, 2024
CidadesDesta semana

Metrô suspende atividades para manutenção

Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil

Nos dias 13 e 27 de fevereiro os vagões estarão parados. Diante da suspenção de atividades do metrô, Semob vai reforçar linhas de ônibus

De tempos em tempos os passageiros do metrô reclamam sobre transtornos durante o uso do sistema de transporte coletivo. De acordo com usuários, panes no sistema, vagões e trilhos com problemas são as dificuldades mais recorrentes.

Com o objetivo de evitar novos contratempos a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) vai suspender a operação do sistema nos dias 13 e 27 de fevereiro (domingos) para a realização de várias atividades de manutenção preventiva das vias. Nesses dias, não haverá circulação de trens, informa a Companhia.

Segundo o Metrô-DF, a principal atividade nesses dias de paralização será a substituição de aproximadamente 600 metros de trilhos, entre as estações Shopping e Asa Sul, seguindo cronograma de manutenções preventivas da empresa, já devidamente planejadas.

Além disso, outras ações de manutenção que poderiam causar impacto à operação também serão concentradas nesses dias.

O sistema ficará interrompido para que os técnicos trabalhem do final da operação dos dias 12 e 26 de fevereiro (sábados) até a madrugada de segunda-feira, quando as estações reabrem no horário normal, às 5h30.

A Companhia afirma que todo trabalho será realizado de maneira ininterrupta aos finais de semana para que não haja grandes transtornos aos passageiros. 

Reforço de ônibus

Diante da suspenção das atividades do metrô para manutenção, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) elaborou uma programação especial para atender as regiões onde circula o metrô.

A pasta anunciou que haverá viagens extras de ônibus, conforme demanda, em algumas linhas que circulam em Samambaia, Ceilândia, Taguatinga e Águas Claras.

As linhas que terão reforço são:

* 306.1 – Taguatinga Sul/Rodoviária do Plano Piloto (QS11 – Vereda da Cruz/Águas Claras/EPTG/Eixo) – Empresa Marechal. A rota da linha 306.1 será ajustada e os ônibus circularão toda a extensão das avenidas Castanheiras e Araucárias, em Águas Claras.

* 373.2 – Samambaia Norte (1ª Avenida/Rodoviária do Plano Piloto/SHIS/EPNB/Eixo) – Empresa Urbi

* 0.394 – Samambaia Sul (1ª Avenida/Rodoviária do Plano Piloto/EPTG) – Empresa Urbi

* 0.385 – QNR 5 (P1 Norte/P1 Sul/EPTG/SIA/Rodoviária do Plano Piloto) – Empresa São José

* 0.331 – Setor O/Rodoviária do Plano Piloto (Estrutural) – Empresa São José

Com informações da Semob