quinta-feira, abril 25, 2024
Desta semanaEconomia

Quase 30 carreiras terão concursos públicos no DF

Foto: Reprodução/Internet

Já estão autorizados certames para dezenas de carreiras públicas. Candidatos devem ficar atentos à publicação dos editais

Concurseiros do Distrito Federal devem ficar atentos ao lançamento dos editais para provimento de cargos no serviço público da capital Federal. De acordo com o Governo do Distrito Federal (GDF), estão previstos quase 30 concursos públicos, o que representa a abertura de 5,5 mil vagas de trabalho imediatas e 10,2 mil para cadastro de reservas.

As 28 categorias profissionais, que receberão os novos servidores, abrangem áreas estratégicas do governo e setores da administração pública. As vagas são oriundas de exonerações a aposentadoria.

A temporada de autorizações para a realização dos certames já está aberta. Nos últimos dias, foram publicadas várias licenças no Diário Oficial do DF, entre elas estão a autorização para a realização de concurso para o Detran-DF e para a Polícia Penal, para a qual estão previstos 400 cargos diretos e mais 779 de reserva.

Além desses, a Polícia Civil abrirá seleção para candidatos disputarem 50 vagas iniciais para delegado e 100 de cadastro de reserva. A Secretaria de Saúde (SES) também contratará novos servidores. São 50 vagas para cirurgião dentista, 101 para enfermeiro e 230 para médico, com cadastro reserva correspondente a duas vezes o número das vagas imediatas.

Já a Secretaria de Educação (SEE) vai abrir 776 vagas para professor de educação básica, com cadastro reserva de 3.104 candidatos; 20 vagas para pedagogo-orientador educacional, mais cadastro reserva de 80 candidatos, e 16 vagas para o cargo de analista de gestão educacional, com reserva de 258 candidatos.

No ensino superior o destaque vai para o concurso público para professores da Universidade do Distrito Federal Jorge Amaury (UnDF). Serão 250 vagas para o cargo de professor de educação superior e 100 vagas para tutor de educação superior, da carreira magistério superior, além de 1.050 para o cadastro reserva.

De acordo com o governo, há uma outra portaria que autoriza a realização de concurso público para o provimento de 2,1 mil vagas no cargo de soldado da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), com a previsão de ingresso a partir de setembro de 2023.

Confira as categorias com concursos autorizados para 2022:

– Execuções penais

–  Políticas públicas e gestão governamental

–  Apoio às atividades policiais civis

–  Assistência pública à saúde

–  Atividades de defesa do consumidor

–  Atividades do trânsito – técnico e analista

–  Auditoria de atividades urbanas

–  Cirurgião-dentista

–  Desenvolvimento e fiscalização agropecuária

–  Enfermeiro

–  Gestão de resíduos sólidos

–  Médico

–  Planejamento urbano e infraestrutura

–  Assistência à educação

–  Magistério

–  Auditoria de controle interno

–  Carreira técnica em enfermagem

–  Delegado da PCDF

–  Polícia Militar: soldado e oficiais do quadro de Saúde

–  Agente Policial de Custódia da PCDF

–  Auditoria fiscal da Receita

– Agente de polícia

–  Escrivão de polícia

–  Regulação de serviços públicos

–  Apoio às atividades jurídicas

–  Procurador do DF

–  Vigilância Ambiental e Atenção Comunitária à Saúde

Com informações da Agência Brasília