terça-feira, abril 23, 2024
CidadesDesta semana

Museu tecnológico será inaugurado nesta quarta-feira

Foto: Marcelo Camargo /Agência Brasil

Sesi Lab é um espaço inovador onde visitantes têm acesso à arte, cultura e tecnologia de maneira multidisciplinar  

Contagem regressiva para a inauguração do espaço que une arte, ciência e tecnologia, em ambiente totalmente interativo. A ideia, segundo os organizadores, é “compartilhar saberes de forma lúdica, brincando de aprender dentro de uma verdadeira usina do conhecimento”.

A expectativa é que o museu – uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) – receba anualmente cerca de 350 mil visitantes, além de 85 mil estudantes e 3 mil professores que poderão participar de formações, conhecer as quatro galerias expositivas e participar das oficinas, cursos, atividades culturais e sessões de cinema.

O Sesi Lab funcionará na área central de Brasília, no antigo Edifício Touring Club, localizado próximo à rodoviária do Plano Piloto. “Por ano, serão cerca de 300 oficinas maker e biomaker [espaços de aprendizagem que têm como protagonistas os estudantes], 120 ações culturais e dez edições de sessões noturnas voltadas especialmente ao público acima de 18 anos”, informa a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O projeto é de Oscar Niemeyer e conta com quase 8 mil metros de construção. Há projeção para espaços expositivos, criativos e maker, salas interdisciplinares, um painel de LED com 84 metros quadrados, café e loja conceito.

O Sesi Lab começa a funcionar no dia 30 de novembro, extraordinariamente das 9h às 22h tendo na programação musicais, DJs, contações de histórias, oficinas maker e performances artísticas para públicos de todas as idades. De terça a sexta-feira, funcionará das 9h às 18h; sábado, domingos e feriados, da 10 às 19h

A entrada será gratuita no primeiro mês de abertura (dezembro). A partir de janeiro, a entrada inteira será R$ 20 (meia a R$ 10 para estudantes, professores e idosos), mas uma vez por mês será escolhido um dia de entrada gratuita a todos os públicos.