Podas de árvores preparam DF para período chuvoso
Foto: Divulgação/Neoenergia
Meta de distribuidora é realizar 80 mil intervenções técnicas em árvores até o final do ano
Embora o Distrito Federal tenha registrado algumas pancadas de chuvas nos últimos dias, ainda não é chegado o período de chuvas na capital. Contudo, a Neoenergia Brasília tem mobilizado um mutirão de poda de árvores em 16 Regiões Administrativas com a meta de executar mais de 3 mil intervenções apenas em setembro.
A ação preventiva busca preparar a rede elétrica para o período chuvoso, previsto para começar no próximo mês, quando há maior risco de galhos atingirem os cabos, provocando acidentes e interrupções no fornecimento de energia. A prioridade da empresa está nas áreas de maior densidade de vegetação e histórico de crescimento acelerado das árvores.
As regiões atendidas pelo mutirão incluem Lago Sul, Paranoá, Sobradinho, Sobradinho II, Itapoã, Samambaia, Plano Piloto, Guará, Candangolândia, Taguatinga, Jardim Botânico, Ceilândia, Gama, São Sebastião, Recanto das Emas e Planaltina. “Essa manutenção é essencial para evitar curtos-circuitos, rompimento de cabos e garantir a continuidade do serviço, especialmente em períodos de tempestades”, destacou o diretor-superintendente técnico da Neoenergia Brasília, Carlos Henrique Moraes Silva.
A companhia lembra que as ações de poda não são pontuais. Apenas em 2025, já foram realizadas 40 mil intervenções, e a expectativa é alcançar 80 mil até dezembro. Desde que assumiu a distribuição de energia no DF, em 2021, a Neoenergia soma mais de 150 mil podas técnicas, sempre com foco na segurança da população e na estabilidade do sistema elétrico.
Apesar do reforço da empresa, a legislação estabelece que a responsabilidade pela manutenção de árvores em áreas públicas é do Governo do Distrito Federal, por meio da Novacap. Nos terrenos privados, a obrigação é dos próprios proprietários. Já as podas realizadas pela Neoenergia são exclusivamente técnicas e preventivas, sem finalidade estética ou paisagística.
Moradores que identificarem risco de árvores em contato com a rede elétrica em vias públicas devem acionar inicialmente a Ouvidoria do GDF, pelo número 162, ou procurar a Administração Regional. Caso o problema persista, a orientação é entrar em contato com a Neoenergia pelo telefone 116. A companhia reforça que a colaboração da população é fundamental para reduzir riscos durante o período de chuvas e garantir um fornecimento de energia mais seguro e estável para todos.