terça-feira, abril 23, 2024
CidadesDesta semana

Redes de drenagem serão inspecionadas por robôs

Foto: Kiko Paes/Novacap

Tecnologia tem como objetivo facilitar o trabalho de servidores e identificar problemas com agilidade

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), responsável pela rede de drenagem pluvial no Distrito Federal, está buscando aprimorar seus serviços por meio de licitação pública para a implementação de videoinspeção robotizada. Essa tecnologia avançada permitirá uma análise detalhada e eficiente das redes de drenagem, identificando obstruções e danos estruturais de maneira rápida.

O presidente da Novacap, Fernando Leite, destaca que a videoinspeção não só possibilitará a identificação imediata de problemas, evitando complicações maiores, mas também oferecerá melhores condições de trabalho para as equipes responsáveis. Além disso, a tecnologia contribuirá para a detecção de ligações irregulares de esgoto, promovendo a qualidade da água nos corpos hídricos e prolongando a vida útil dos sistemas de drenagem.

A empresa destaca que o descarte inadequado de objetos e detritos nas ruas tem sido uma causa significativa de entupimentos, diminuindo a eficiência do sistema de drenagem e aumentando o risco de inundações e alagamentos. Para isso, a Novacap optou por uma solução tecnológica que permite inspecionar detalhadamente as condições internas das tubulações, viabilizando intervenções precisas e tempestivas.

A implementação dos equipamentos tem como um de seus motivadores a crescente demanda registrada pela Ouvidoria-Geral do Distrito Federal e outras administrações regionais, pela resolução de problemas na rede de drenagem das cidades. De acordo com a Novacap, o contrato tem duração de um ano, com início dos serviços previsto para até cinco dias após a emissão da ordem de serviço.