segunda-feira, abril 29, 2024
CidadesDesta semana

Novo parque no Recanto das Emas passa por vistoria

Foto: Divulgação/Ibram

Região administrativa ganha parque para convivência, lazer e preservação do Cerrado

O Distrito Federal ganhou, em fevereiro deste ano, um novo parque em área de preservação, o Parque Distrital Recanto das Emas. A unidade de conservação (UC) tem área de 229,68 hectares e perímetro aproximado de 9.480,35 metros lineares. Os cuidados do parque estão a cargo do Instituto Brasília Ambiental.

O decreto assinado em 27 de fevereiro, que define a poligonal da UC, também trata sobre o plano de manejo do espaço, que deve ser desenvolvido com a participação popular. E com base nessa orientação, equipe técnica do Instituto Brasília Ambiental realizou, no último domingo (7), uma caminhada junto com a comunidade do Recanto das Emas na área destinada à implantação do parque. 

Durante a vistoria os participantes tiveram condições de analisar de perto as condições da UC e apresentar propostas de convivência, lazer e preservação do Cerrado, visto que vegetação ainda se encontra intacta, conforme parecer do Ibram. Além disse puderam expor quais as necessidades da comunidade em relação ao local.

O presidente do Instituto Brasília Ambiental, Rôney Nemer, explicou aos presentes que “devido à extensão do nosso parque, uma das nossas ideias é dividir o aparelho público da área, a fim de facilitar o acesso das famílias à unidade de conservação. Estudos deverão ser feitos para melhorar a comodidade à população”.

Ainda referente ao plano de manejo, o decreto observa que ele deve servir como um instrumento da promoção e consolidação das infraestruturas e trilhas voltadas para a educação, pesquisa, recreação e lazer em contato com a natureza, com a devida atenção para não perturbar áreas preservadas ou em estágio de recuperação espontânea ou dirigida.

A determinação ainda destaca, entre outras questões, o impedimento do avanço das ocupações institucionais externas à poligonal da UC, e ação interinstitucional voltada para a retirada e inibição de ocupantes de terras públicas.

Proteção 

O parque distrital é uma categoria de UC de proteção integral que tem como objetivo a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

Um dos grandes atrativos do Parque Distrital Recanto das Emas é o Ribeirão Monjolo, que corre em meio a um exuberante vale. O local conta com belíssimas reservas naturais próprias para o ecoturismo. O parque possui cachoeiras, poços, paredões e nascentes. Não é recomendado o nado na região, considerando a qualidade da água. A vegetação inclui Cerrado, campo sujo, mata de galeria, campo rupestre e o córrego, que desce por um vale profundo. O parque também possui trilhas ecológicas e o acesso até as margens tem alto grau de dificuldade. Já as espécies de animais mais expressivas encontradas no parque são: arara, tatu, seriema e tucano.

Com informações do Ibram