segunda-feira, abril 29, 2024
CidadesDesta semana

Reforma do Castelinho do Parque da Cidade na reta final

Foto: Divulgação/SEL-DF

Iniciadas em julho, as intervenções contam com remoção de brinquedos quebrados,recuperação de ferragens e pintura

Um dos pontos mais icônicos do Parque da Cidade Sarah Kubitschek está em reforma, ganhando mais cores e segurança para seus frequentadores. O Castelinho que já foi cenário para centenas de milhares de histórias e brincadeiras das crianças brasiliensestem recebido reparos na parte estrutural, nova pintura e novo piso.

As obras de revitalização do Castelinho começaram em julho e estão em fase de finalização. De acordo com a Secretaria de Esportes, o espaço deve ser entregue à população no final de novembro.

De acordo com o governo, um dos principais objetivos da reforma é garantir mais segurança para as crianças e famílias que utilizam o espaço. O início das obras foi marcado pela remoção de brinquedos danificados que não havia possibilidade de serem recuperados. Desde então, o Castelinho vem recebendo melhorias.

Inicialmente a reforma contemplava apenas a recuperação das estruturas da ferragem e uma nova pintura, que foi escolhida baseada na Psicologia das Cores, estudo que busca compreender o comportamento humano em relação às cores. Porém, a Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal (SEL-DF) identificou a necessidade de readequar o escorregador, a rampa e o guarda-corpo, de acordo com as normas técnicas atuais, para garantir a segurança das crianças e de todos os usuários.

O espaço receberá ainda uma iluminação nova, com a instalação de três postes de energia elétrica. Também foram realizadas as podas das árvores que ficam ao redor do brinquedo. Agora o equipamento recebe a reforma do piso, que também será pintado. Após a conclusão desta fase o espaço receberá a limpeza e então estará pronto para a utilização dos frequentadores.

Para o gestor da pasta, Julio Cesar Ribeiro, “o Castelinho se consagra como um elemento importante na memória dos brasilienses. A disponibilização deste espaço renovado à população, especialmente às crianças, significa mais do que a preservação da história do local. Demonstra o respeito por todos aqueles que frequentaram o local desde a sua construção”.

Com informações da Sec. Esportes