sexta-feira, abril 26, 2024
Desta semanaEconomia

Setor produtivo terá capacitação e mentoria gratuitas

Foto: Reprodução

Empreendedores e colaboradores de empresas locais poderão contar com centenas de vagas em cursos voltados para a inovação e produtividade dos negócios

Com a intenção de expandir o conhecimento de empreendedores e colaboradores e ampliar a inovação dentro das empresas do Distrito Federal, o governo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) lançou o Programa de Capacitação para a Inovação de Empresas e Fornecedores do DF – Desenvolve 4.0, que vai ofertar cursos presenciais a 300 empresas. Além disso, outras 500 empresas poderão escolher entre mais de 30 opções de cursos on-line.

A viabilização da proposta foi possível por conta de financiamento feito pelo Governo do Distrito Federal (GDF) junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Serão cerca de R$ 5 milhões em investimentos para capacitar empresários e colaboradores das empresas locais. O principal objetivo do programa é aumentar a inovação dentro das empresas e também a produtividade dos negócios.

Segundo a SDE, o grande diferencial do Desenvolve 4.0 será a possibilidade que 100 empresas terão de receber um suporte 100% gratuito por mentorias que irão ajudar os empresários a realizarem um amplo diagnostico empresarial visando identificar os principais problemas do seu empreendimento. A rede de mentores visitará as empresas durante dois meses, fazendo os diagnósticos dos problemas e orientando os empresários em como fomentar o crescimento do negócio.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Márcio Faria, o papel da pasta é fazer com que a caminhada do empreendedor seja mais completa e rica. “Entendemos que o início da vida empresarial é um momento de maturação, tanto da empresa em si como da vida do próprio empresário. Nós da SDE assumimos a missão de tornar essa jornada ainda mais completa e rica, capacitando e oferecendo qualificação ideal para cada nicho de mercado no qual a empresa está inserida, de forma a fomentar o crescimento econômico do DF”, afirma Márcio.

A primeira etapa do projeto priorizará empresas e colaboradores das áreas de desenvolvimento econômico de Ceilândia, Gama, Santa Maria e Núcleo Bandeirante. Embora a prioridade das vagas seja para trabalhadores e empresas localizadas nas áreas de desenvolvimento econômico, o público geral dessas regiões administrativas também poderá se inscrever.

“Muitos empresários acreditam que para inovar seus negócios se faz necessário investir muito dinheiro nesse processo. Mas inovação pode vir de todos os lugares, como inovação em processos, produtos ou simplesmente inovar buscando uma mentalidade mais empreendedora. E é isso que esse projeto possibilita”, afirmou Danillo Ferreira, Subsecretário de Fomento ao Empreendedorismo e um dos idealizadores do DESENVOLVE 4.0

As empresas interessadas nos cursos do Desenvolve 4.0 podem acessar o site www.desenvolvedf.com.br e analisar as opções, já as empresas que queiram receber as mentorias basta entrar em contato via Whatsapp, no número (61) 99514-5259.

Colaboradores

 A SDE explica que a etapa de qualificação profissional do Programa de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal (Procidades) é realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do DF, em parceria com a Secretaria do Trabalho sendo executada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF). A iniciativa tem entre os principais objetivos qualificar tecnicamente trabalhadores para melhorar a produtividade e a qualidade dos serviços das empresas.

Com o projeto, são oferecidas 3.840 vagas para 29 cursos de iniciação e aperfeiçoamento profissional nas áreas de Alimentos, Construção Civil, Eletroeletrônica, Gestão e Logística, Manutenção Automotiva, Meio Ambiente, Operador de Injetoras para Termoplásticos, Tecnologia da Informação e Vestuário. A carga horária dos cursos varia entre 60 a 140 horas, com entrega de certificado para os concluintes. Os cursos serão semipresenciais, a critério do Senai-DF.

Serão ofertadas ainda 140 vagas para Certificação de Pessoas nas áreas de Edificações, Meios de Hospedagem, Vestuário e Alimentos e Bebidas. Nesse caso, o foco é reconhecer que uma pessoa tem a qualificação necessária para o exercício da profissão em determinada ocupação, por meio de provas que podem ser escritas e/ou práticas, de acordo com a ocupação pretendida.

Para maiores informações e inscrições basta acessar o site da Secretaria de Trabalho do DF em www.trabalho.df.gov.br

Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico