domingo, abril 28, 2024
CidadesDesta semana

Taguatinguenses comemoram reinauguração da Praça do DI

Fotos: DFN

Novos equipamentos e revitalização do espaço público foram celebrados com festa

Foi entregue à comunidade de Taguatinga Norte, no último sábado (18), a revitalização da Praça Santos Dumont, conhecida pela comunidade como Praça do DI. Foram anos de esquecimento, abandono e muitas reclamações da comunidade até que chegasse o momento de entrega do espaço revitalizado para a população.

As intervenções foram realizadas no piso da praça, mobiliários, canteiros, recuperação de escultura, construção de rampa de skate, entre outras melhorias.

O piso da praça foi totalmente trocado. Antes, o calçamento do espaço era feito de pedras portuguesas, o que exigia muita manutenção e estava causando acidentes, principalmente com os idosos que frequentam a área. Segundo a Administração Regional de Taguatinga, após discussão e aprovação da comunidade ficou definido que o piso seria feito de concreto polido.

Novos conjuntos de mesas e bancos de concreto foram colocados na praça. Além disso, todos os canteiros foram refeitos.

Pedido antigo de skatistas foi atendido. Uma rampa para a prática do esporte foi construída na parte interna do parquinho infantil. O equipamento foi bem aproveitado por quem participou da festa de reinauguração da praça. Outro ponto disputado no sábado (18) foi a quadra de futevôlei, que também fica na parte interna do parque infantil para garantir a segurança dos frequentadores e a conservação dos equipamentos.

Mas além de desfrutar as novas estruturas da Praça do DI, quem passou pela área pôde apreciar apresentações culturais com poesia e música, ser atendido no Espaço da saúde com aferição de pressão, glicemia, bioimpedância e vacinação. Demonstração de pilates, massoterapia e ventosa foram oferecidos gratuitamente para a população.

Atendimentos de beleza, jurídico e Carreta da Mulher entre outras atividades também estavam à disposição de quem foi conferir de perto as novas instalações.

Foi um momento em que vizinhos se reencontraram e novos moradores puderam se integrar à comunidade. 

Manifestação

Moradores e líderes comunitários da região aproveitaram o evento para mais uma vez se manifestarem pacificamente contra a ocupação particular de parte da área da praça do DI. Palavras de ordem, faixa e discurso de líderes reiteraram que “a praça é do povo” e que ocupação é ilegítima.

Embora a área vendida pelo Correios à particular já esteja cercada, tramita no Ministério Público do DF ação civil pública que pede a anulação da venda do terreno.