domingo, abril 28, 2024
CidadesDesta semana

Taguatinga ganha nova rede em prol de desenvolvimento

Foto: Arquivo pessoal

Moradores se mobilizam para organizar demandas da cidade, promover integração e conscientizar sobre responsabilidade social e ambiental

Ações individuais de vizinhos para cuidar de espaço público entre a QNC 6 e 7 de Taguatinga Norte foram se agregando e expandindo com a chegada de novos participantes, todos preocupados com a manutenção e qualidade de um espaço verde que andava sem cuidados e que poderia se transformar em um grande ponto de integração social, esportes e lazer.

Em agosto de 2021, é criado um grupo de Whatsapp para melhor organizar as ações e manter todos os integrantes sempre bem informados. Além disso, é escolhido e votado novo nome para área revitalizada pelos moradores: Parque União, fator inicial da união dos vizinhos.

Contudo, outras demandas da região foram aparecendo, bem como mais participantes de áreas vizinhas. Foi então que surgiu a ideia da criação de uma associação mais abrangente em favor da comunidade taguatinguense.  

Por isso, no próximo dia 12 de novembro, será fundada a Rede Cidadã de Taguatinga- RECITA. De acordo com um dos membros fundadores do grupo, Julio Carneiro, “aassociação é focada em Taguatinga, mas está aberta à participação de todos os que queiram contribuir para o desenvolvimento da cidade. A RECITA nasce do sonho de uma comunidade de moradores da QNC que há anos se dedica ao cuidado do espaço público e da natureza e à convivência entre vizinhos e usuários do Parque União”, conta. 

Entre os objetivos da RECITA, está a conexão entre as pessoas e coletivos em rede voltada à responsabilidade social e ambiental, vistas como necessárias à melhoria da qualidade de vida e ao crescimento da participação cidadã. 

Os fundadores acreditam que ser aberta a toda a população é um diferencial que eleva a confiança em relação ao propósito associativo e exige o compromisso com a educação cidadã. “Nosso maior motivador é trabalhar em parceria com pessoas e outros coletivos para alcançar uma cidadania mais corresponsável, colaborativa e fraterna, em sintonia com o interesse público”, explica Julio.

O coletivo convida toda a comunidade do Distrito Federal para fazer parte desse momento histórico que terá um momento de aprovação do Estatuto e escolha da primeira diretoria. Mas os organizadores dizem que antes de tudo será uma confraternização de caráter familiar, aberta, inclusiva e, com a ajuda de todos, efetiva em prol do bem comum.

Serviço:

Dia 12 de novembro de 2022, às 16h na quadra de esportes do Parque União (QNC 6/7 -Taguatinga-DF)

Mais informações: (61) 98304 6848