terça-feira, abril 23, 2024
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Transferência de veículos na palma da mão

Foto: Ascom / Detran-DF

Detran-DF afirma que nova ferramenta funcionará de maneira instantânea e ininterrupta, acabando com a burocracia e intermediários

Compradores e vendedores de veículos seminovos e usados sempre enfrentaram dificuldades na hora de transferir a propriedade do bem em negociação por conta da burocracia.

Mas a proposta do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) é acabar com as filas internáveis nos postos do órgão e facilitar a vida de proprietários de veículos. Para isso o Departamento lançou nesta segunda-feira (7), a Transferência Eletrônica Inteligente – TEI, sistema que permite a transferência de veículos usados pelo celular, sem burocracia ou intermediários.

O novo serviço estará disponível a partir da próxima segunda-feira  (14) no aplicativo Detran Digital.

De acordo como o diretor do Departamento de Trânsito, Zélio Maia, a transação é bem simples, basta que comprador e vendedor tenham o cadastro biométrico no Detran-DF e que o veículo não possua pendência ou restrição.

Para a realizar a operação, o aplicativo fará o reconhecimento facial das partes, utilizando a câmera do celular. Feita a verificação, a transferência será realizada imediatamente.

“O moderníssimo sistema se assemelha ao PIX: funciona em tempo real, durante 24 horas por dia, nos sete dias da semana e em todos os dias do ano, inclusive feriados. Além disso, a operação é instantânea e a transferência ocorre no ato. Outra característica do TEI é a segurança, já que o sistema possui um robusto mecanismo de prevenção de fraudes”, explica Maia.

A tecnologia não será limitada a pessoas físicas. As empresas que vendem veículos também poderão fazer a transferência imediatamente aos compradores por meio da TEI-Agência. Para aderir o serviço, as agências interessadas deverão enviar carta de apresentação ao Detran-DF a partir do dia 14 de fevereiro. As orientações e requisitos serão publicados em Diário Oficial do Distrito Federal – DODF.

“O tempo dos aborrecimentos, do excesso de burocracia e das filas intermináveis ficou para trás. Ao possibilitar o acesso dos serviços do Detran na palma da mão, damos nossa contribuição para melhorar a qualidade de vida do cidadão e caminhamos para alcançar o patamar de serviço público que a sociedade exige: eficiente, digital, seguro, transparente e aberto”, afirma o diretor do Detran-DF, Zélio Maia.

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