quinta-feira, abril 18, 2024
Desta semanaSaúde

Vacina bivalente contra covid liberada

Foto: Lucio Bernardo Jr. / Agência Brasília

Imunizante está liberado para toda população acima de 18 anos 

A Secretaria de Saúde (SES) começou, nesta terça-feira (25), a vacinar toda população do DF, acima dos 18 anos, com o imunizante bivalente contra a Covid-19. De acordo com a pasta, mais de 90 unidades básicas de saúde estão preparadas para oferecer a vacina.

Para poder ser vacinado, o cidadão precisa estar em dia com pelo menos duas doses monovalentes anteriores, ou seja, ter tomado ao menos as doses 1 e 2 da vacina contra covid. A SES orienta que quem não tiver recebido a primeira ou a segunda dose terá que iniciar o esquema vacinal com a monovalente, também disponível em unidades de saúde do DF.

A vacina bivalente oferece proteção contra a variante original do vírus causador da covid-19 e contra as cepas que surgiram depois, como a ômicron.

Além de estar em dia com as doses anteriores, é preciso respeitar um intervalo de pelo menos 4 meses entre a última aplicação e a nova. Cumprindo todas as orientações, basta procurar um posto de vacinação mais próximo, apresentar documento de identificação e o cartão de vacina.

A vacina bivalente, produzida pela Pfizer, começou a ser aplicada no final de fevereiro deste ano em pessoas de grupos prioritários, mas agora todos acima de 18 anos já podem receber o imunizante. Vale lembrar, que os imunizantes continuam disponíveis para moradores de instituição de longa permanência com 12 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas também dessa faixa etária, gestantes e puérperas, inclusive as menores de 18 anos.

Para saber quais as unidades de saúde estão vacinando contra covid, basta consultar o site da pasta