quinta-feira, março 28, 2024
CidadesDesta semana

Viaduto do Recanto das Emas chega a 50% de execução

Foto: Tony Oliveira – Agência Brasília

Previsão de entrega do elevado está mantida para julho do ano que vem. DER avalia que aproximadamente 200 mil motoristas serão beneficiados

As obras de construção do Viaduto do Recanto das Emas estão cumprindo o cronograma e até o final de outubro alcançam a metade dos trabalhos. Segundo o governo, na terça-feira (12), foi finalizada a concretagem da primeira fase da laje do elevado. A conclusão da segunda fase, que já foi iniciada, é prevista para ser entregue no dia 31 de outubro.

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que é responsável pela construção, mantém a previsão da entrega do viaduto para a comunidade em julho de 2022. A avaliação do órgão é que aproximadamente 200 mil motoristas sejam diretamente beneficiados pelo viaduto.

“A laje tem o lado A e o lado B. Hoje, estamos concretando o lado A. Assim que finalizarmos, vamos começar a montar a armadura do lado B”, afirma Guízella Paloma, que integra a equipe de engenharia da construção. Segunda ela, a concretagem foi feita em duas etapas devido à grande extensão e pela existência de uma junta de dilatação, que impede a colocação do concreto em uma única fase. A técnica explicou ainda que a próxima etapa será o grampeamento do solo e, a seguir, a escavação do túnel.

De acordo com Eli Câmara, engenheiro do DER, responsável direto pela obra, na concretagem da primeira fase foram colocados 850 metros cúbicos de concreto, que correspondem à metade da laje. “O restante do trabalho será feito até o final do mês. O que deixa todos animados. É mais uma etapa que estamos terminando. As próximas são escavação e pavimentação”, explica Eli.

A obra foi iniciada em maio deste ano pela construção das marginais para o desvio dos carros. A pista do lado do Riacho Fundo II está pronta e o trânsito liberado, o que melhora o fluxo de veículos.

Além do Recanto das Emas e do Riacho Fundo, serão beneficiadas as cidades de Samambaia, Gama e Santa Maria, e algumas cidades do entorno do DF. O investimento na construção do viaduto é de R$ 30,9 milhões e está gerando 400 empregos.

Com informações da Agência Brasília