quinta-feira, março 28, 2024
Desta semanaSaúde

Violência obstétrica é tema de pesquisa

Foto: wavebreakmedia_micro/Freepik

Levantamento estará disponível para os participantes até o final do mês

A procuradoria Especial da Mulher da Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza a pesquisa Dimensões da Violência Obstétrica no Distrito Federal. O objetivo do levantamento é buscar dados sobre a ocorrência desse tipo de violência na capital.

A pesquisa está disponível à toda comunidade por meio do endereço www.survio.com/survey/d/J1I5Y7J4G7D9X3G1P e pode ser respondida até o final do mês de agosto.

Para participar, os interessados responderão um questionário de apenas seis perguntas. Além disso, há espaço aberto para relato pessoal, o que permite uma contribuição mais aprofundada para o levantamento. A participação e inteiramente sigilosa, visto que não é necessária a identificação para compartilhar as informações e experiências.

De acordo com a procuradora da Mulher, deputada Júlia Lucy (União Brasil), os resultados obtidos auxiliarão nas diretrizes de combate à violência obstétrica no DF.

A edição de 2020 da pesquisa apontou que a maioria das mulheres sofreu algum tipo de violência no momento do parto. As vítimas representaram 203 dos 338 formulários on-line preenchidos, o que equivale a 60% das entrevistadas. No total, 25% sofreram alguma violência psicológica; 15% passaram pela Manobra de Kristeller (técnica banida pela OMS de alto risco para mãe e bebê); 17% receberam ocitocina (hormônio utilizado para acelerar as contrações); 18% foram proibidas de terem acompanhantes; e 25% relataram atendimento com grosseria ou impaciência pelos médicos.