segunda-feira, maio 19, 2025
Desta semanaEducação

Oportunidade de intercâmbio para alunos da rede pública 

Foto: Felipe de Noronha/Ascom SEEDF

Programa vai selecionar estudantes para vivenciar intercâmbio com instituições de países com a língua inglesa

O Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Educação (SEEDF), lançou na última sexta-feira (9) o programa de intercâmbio “Pontes para o Mundo”, que oferece a estudantes da rede pública a oportunidade de vivenciar experiências internacionais de ensino, pesquisa e inovação. Com duração de 13 a 16 semanas, o intercâmbio será realizado em instituições educacionais da Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte, com atividades imersivas que incluem aulas regulares, visitas técnicas e culturais, além de encontros com orientadores locais.

A seleção dos participantes será feita por meio de edital com processo seletivo eliminatório e classificatório. Podem se inscrever estudantes com idade mínima de 16 anos e que não completem 18 anos até o retorno ao Brasil. É necessário estar matriculado na 2ª série do ensino médio regular ou na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), além de ter cursado toda a 1ª série em escola pública do DF. São 100 vagas, sendo 30 para alunos do ensino médio e 70 para os da Educação Profissional Tecnológica, distribuídas entre as 14 Coordenações Regionais de Ensino (CREs) do DF. A divisão será proporcional ao percentual de matrículas das escolas da rede pública de ensino que compõem cada uma das CREs. Interessados têm até o dia 22 de maio para se inscrevem na própria unidade escolar em que estudam.

Segundo a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, o programa representa uma oportunidade transformadora na vida dos jovens. “É uma chance incrível para os nossos estudantes conhecerem outra cultura, vivenciarem o idioma local nessa imersão e voltarem com aprendizados que fazem diferença de verdade na formação deles”, destacou.