segunda-feira, abril 29, 2024
CidadesDesta semana

Água Mineral: piscinas abertas atraem brasilienses

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os principais atrativos do parque foram reabertos ao público no fim do ano passado

O Parque Nacional de Brasília, mais conhecido como Água Mineral, é um dos espaços mais procurados pelos brasilienses e turistas para lazer, prática de esportes como natação, caminhada, e mountain bike.

Criado em 29 de novembro de 1961, o parque possui uma área de 42.389,01 hectares e tem como objetivo preservar ecossistemas naturais de grande relevância ecológica, possibilitar a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

As grandes responsáveis por atrair centenas de pessoas para o parque, principalmente aos fins de semana e feriados, são as piscinas de águas naturais.

A Piscina Pedreira (piscina velha) surgiu com o afloramento do lençol freático e das minas d’água na época da construção de Brasília e durante a implantação de vias de acesso e a exploração de areia. Por conta da grande demanda de usuários para apenas uma piscina, foi construída a Piscina Areal (piscina nova).

Mas a Água Mineral também atrai praticantes esportes que apreciam o contato com a natureza. A unidade de conservação, tem duas trilhas de pequena a média dificuldade: a da Capivara – trilha para caminhada, indicada para crianças (sempre acompanhadas por um responsável) e com duração aproximada de 20 minutos; e a da Cristal Água – para prática de caminhada e de mountain bike, com duração de 1h a 3h40 (caminhada) e de 20 minutos a 1h30 (bicicleta), conforme percurso escolhido.

Retomada das atividades

Por conta da pandemia o parque esteve fechado por vários meses, mas desde de junho do ano passado voltou, gradativamente, com suas atividades. Atualmente está com seus equipamentos liberados para os visitantes que não dispensam um tempo de lazer em meio a natureza.

As piscinas da Água Mineral voltaram a receber o público no final do ano passado. A piscina Pedreira é aberta durante o horário de funcionamento do parque (das 6h às 16h). Uma vez por semana ela é fechada para limpeza e os visitantes podem usufruir da piscina Areal.

A assessoria do ICMBio informou por meio de nota que “nos dias 24 de fevereiro e 3 de março, as duas piscinas serão fechadas. A piscina Areal estará passando por reparos e a Pedreira fechará para limpeza”.

Para quem planeja passar o dia no parque é importante que prepare o piquenique, já que desde 2019 a unidade de conservação não possui praça de alimentação ou restaurante. Vale ressaltar que não são permitidos objetos perfurocortantes, bebidas alcóolicas e a realização de churrasco.

Funcionamento

O Parque Nacional tem entrada permitida aos atrativos entre 6h até as 16 horas e permanência até as 17 horas, diariamente.

A venda dos ingressos é realizada no local, em dinheiro, com direito a pulseiras de acesso para o tempo de permanência no parque. Brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil pagam R$ 16,00. Visitantes com 60 anos de idade ou mais e crianças com 12 anos incompletos são isentos. O valor mensal dos ingressos para brasileiros e estrangeiros residentes é de R$ 160,00.

Carnaval

O ICMBio informa que durante o Carnaval o Parque Nacional vai funcionar normalmente conforme horário acima.

Localização

O Parque Nacional de Brasília está situado a cerca de 10 km do centro de Brasília. O acesso ocorre pela Estrada Parque Indústria e Abastecimento – Via EPIA – e é atendido por transporte coletivo, que parte principalmente da rodoviária do Plano Piloto.