quinta-feira, abril 18, 2024
CidadesDesta semana

Na Hora móvel chega à Samambaia

Foto: Jhonatan Vieira/Sejus-DF

Até sexta-feira (25) unidade prestará serviços essenciais à população da região das 9h às 17h

O Serviço de atendimento Imediato ao Cidadão (Na Hora) facilita a prestação de serviços públicos aos cidadãos que encontram em um mesmo lugar representações de órgãos federais e distritais.

Atualmente, sete pontos fixos estão distribuídos pelo DF para atendimento da população. As unidades do Na Hora estão no Plano Piloto (Rodoviária e Perícia Médica Federal), Taguatinga, Ceilândia, Sobradinho, Gama, Riacho Fundo e Brazlândia.

Com a consolidação dos serviços e a alta demanda por atendimentos nas unidades permanentes, o governo local, por meio da Secretaria de Justiça e Cidadania, inaugurou nesta segunda-feira (21) o projeto Na Hora Mais Perto do Cidadão.

A proposta é levar a nova unidade móvel do Na Hora para mais perto da população de regiões que não possuem unidade fixa de atendimento. Nesta semana, a unidade ficará estacionada em frente à Administração Regional de Samambaia até sexta (25), atendendo diariamente das 9h às 17h.

“O Na Hora disponibiliza serviços essenciais à população do Distrito Federal e cada local é estrategicamente pensado. A ideia é levar a unidade móvel a locais de grande circulação de pessoas e de fácil acesso, fazendo chegar à população o resgate da cidadania e a inserção social”, explica a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

A carreta tem 14 pontos de atendimento, um ponto de autoatendimento, porta com elevador de acessibilidade para pessoas com deficiência (PcD), banheiro e copa para uso dos servidores, sala de TI, gerador com autonomia de seis horas, ar-condicionado em toda a unidade, além de mobiliários e equipamentos modernos para atender à população com qualidade e eficiência.

Segundo a SEJUS, o atendimento móvel vai realizar ações prioritárias, com a intenção de desburocratizar o acesso do cidadão aos serviços públicos de maneira mais ágil e eficaz em regiões administrativas que ainda não possuem unidades fixas do Na Hora.

Na carreta, a população pode buscar por serviços da Caesb, Detran-DF, Neoenergia, Sedes, Secretaria de Economia, Procon, Secretaria de Trabalho e INSS, além do Instituto de Identificação da Polícia Civil, que disponibilizará 40 senhas diárias para emissão de RG no ônibus de atendimento da PCDF, de 9h às 15h.