terça-feira, setembro 10, 2024
CidadesDesta semana

Atenção: obras na Estrutural

Foto: DFN

Asfalto de toda a via será substituído por nova pavimentação rígida de concreto que terá maior durabilidade

Motoristas que trafegam pela Estrutural (DF-095, Estrada Parque Ceilândia) devem dirigir com cautela por conta do início das obras de recuperação do asfalto da via. Meios-fios e guard rails metálicos já foram retirados para a execução das intervenções.

Segundo o governo, os trabalhos estão acontecendo fora do horário de pico, das 9h às 16h, para evitar maiores transtornos à circulação. No resto do dia, o trânsito flui normalmente sem nenhuma alteração. A recomendação do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) é que tanto os condutores, quanto os ciclistas e pedestres, trafeguem com cautela para evitar acidentes ou situações de risco.

De acordo com o GDF, a recuperação asfáltica da EPCL terá o investimento aproximado de R$ 55 milhões. Cerca de 100 operários estarão envolvidos na troca do pavimento asfáltico atual na rodovia por pavimento rígido de concreto, ao longo das seis faixas de rolamento em um trecho de 24 km – somados os dois sentidos.

De acordo com o presidente do DER-DF, Fauzi Nacfur Júnior, o tipo de pavimento que vai ser implantado tem durabilidade maior, com 20 anos de resistência. “O asfalto atual apresenta rachaduras e afundamentos, em grande parte causados pelo excesso de carga dos caminhões. Já o novo material trará mais segurança e comodidade a quem circula por lá”, explica.

As obras incluem ainda a execução do sistema de drenagem, as sinalizações horizontal e vertical, além de ações complementares, como paisagismo. As melhorias vão beneficiar quase 120 mil motoristas que trafegam pela DF-095 vindos das cidades de Taguatinga, Ceilândia, Brazlândia, Vicente Pires e Águas Lindas.

As próximas etapas serão informadas à medida que os serviços forem avançando, o que possibilitará que a população tenha condições de se preparar com antecedência e buscar rotas e horários alternativos de circulação.

Com informações do DER-DF