quinta-feira, maio 9, 2024
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MEC registra progresso na alfabetização

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Pesquisa registra aumento de 30% na proficiência média em língua portuguesa nos alunos do 1º ano do ensino fundamental

No início desta semana, o Ministério da Educação (MEC) divulgou os resultados da segunda avaliação formativa, medida que integra uma das ações propostas pela Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica. 

Os registros apontam um crescimento na aprendizagem da alfabetização entre estudantes do 1º e 2º anos do ensino fundamental em língua portuguesa.

Segundo dados divulgados pelo MEC, entre os alunos do 1º ano do ensino fundamental, o aumento foi de 30% na proficiência média em língua portuguesa. Ou seja, em março de 2022, os estudantes atingiram uma média de 137 pontos. Já em agosto, foram 179 pontos. Isso significa que, os estudantes do 1º ano apresentaram um desempenho esperado para estudantes do 3º ano. Entre os alunos do 2º ano do ensino fundamental, o registro foi de uma média de 154 pontos em março para 178 pontos em agosto, um salto de 15,5% na proficiência em língua portuguesa.

Na terça-feira (18), o MEC deu início à terceira fase. Os cadernos de testes com os estudantes também já estão disponíveis na plataforma.

Durante as discussões desse ciclo, serão realizados encontros virtuais que ocorrerão semanalmente e seguirão até o final do mês de outubro apresentando ações que estão disponíveis para todas as redes e escolas brasileiras, no qual auxiliarão no processo de recuperação das aprendizagens.

Ciclos de avaliações

Em cumprimento ao esforço para a recuperação das aprendizagens, o Ministério da Educação criou a Plataforma de Avaliações Diagnósticas e Formativas, em apoio às redes educacionais na retomada das aulas presenciais, no contexto da pandemia. A rede de ensino fundamental e médio pode utilizar a ferramenta para a implementação de avaliações, interpretação de resultados e disponibilização de infraestrutura tecnológica dimensionada para fortalecer o ensino no país.

As avaliações realizadas por meio da plataforma possibilitam a realização de diagnósticos quanto ao nível de aprendizagens de alunos que cursam os anos iniciais (1º ao 5º ano) e anos finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental, bem como estudantes do ensino médio. Em 2022, foram disponibilizados quatro ciclos de avaliação, permitindo o acompanhamento do desempenho dos estudantes bimestralmente.

Com informações do MEC