segunda-feira, abril 29, 2024
CidadesDesta semana

Aumentam multas por veículos barulhentos no DF

Foto: Divulgação/Detran-DF

Ocorrências cresceram mais de 30% em comparação com o primeiro semestre de 2022

Descansar após um dia intenso de trabalho é o objetivo da grande maioria da população do Distrito Federal. Porém, em muitas regiões, essa tem sido uma tarefa muito difícilpara quem mora próximo a avenidas de grande circulação de veículos por conta do barulho produzido pelos motores e escapamentos irregulares.

Elis Oliveira, moradora de Águas Claras, conta a dificuldade que é morar próximo ao balão da UniEuro. “A localização é um privilégio para nós que trabalhamos e dependemos de carro para locomoção, mas isso acaba, de certa forma, voltando-secontra nós no que se refere a ruídos. A Avenida Castanheiras é uma verdadeira pista de corrida para motociclistas que pouco se importam em respeitar tanto as leis de trânsito quanto o direito dos outros de descansarem sem barulho. Moro no segundo andar e a sensação que tenho é que as motos estão andando no meio da minha sala”, desabafa a moradora.

A reclamação não é pontual, por isso, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), tem intensificado as ações de fiscalização nos pontos mais críticos da capital. Segundo o departamento, as regiões administrativas com maior índice de reclamações por poluição sonora causada pelo barulho de equipamentos irregulares são:Águas Claras, Asa Norte, Ceilândia, Samambaia, São Sebastião, Taguatinga e Vicente Pires.

Dados divulgados pelo Detran-DF, no início deste mês, apontam um crescimento de 31% nas autuações referentes a polução sonora nas ruas do DF provocada por irregularidades em veículos e motocicletas. Nos seis primeiros meses de 2023 (janeiro a junho) foram registradas 1.733 autuações, contra 1.326 autuações emitidas no mesmo período em 2022. De acordo com o órgão, a maioria dos infratores eram motociclistas.

Ações

No último dia 2 de agosto, o Detran deflagrou, em Águas Claras, mais uma edição daOperação Sossego por conta das constantes solicitações de moradores da região.Durante a noite de fiscalizações foram flagrados 16 motociclistas que pilotavam moto com o escapamento defeituoso.

Conforme informações divulgadas pelo departamento de trânsito, entre as 20h30 e 22h30, agentes de trânsito em 15 viaturas e na aeronave da autarquia – o Sentinela – atuaram em três pontos de bloqueios: Avenida Castanheira, Avenida Sibipiruna e Quadra 301 de Águas Claras. Aproximadamente 230 motociclistas foram abordados e 15 motocicletas foram removidas ao depósito.

Os agentes flagraram nove condutores sem habilitação e outros oito que estavam com a validade da CNH vencida há mais de 30 dias. Outros 25 motociclistas foram autuados por irregularidades diversas. 

Legislação

É importante que motoristas e motociclistas fiquem atentos à norma do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que define como infração de natureza grave conduzir veículo com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante. Pena é de multa de R$ 195,23 e 5 pontos na CNH.

Denuncie

Qualquer pessoa pode denunciar situações de poluição sonora resultantes de irregularidades em veículos e motocicletas. Para isso, basta acessar os canais da ouvidoria, pelo telefone 162 Opção 2) ou no site e mídias digitais do órgão.