Carro da Vacina chega à região Oeste
Foto: Tony Winston/Agência Saúde-DF
Veículos adaptados circulam em comunidades com baixo índice de imunização para atender população com alguma dificuldade de chegar até os postos de vacinação
Foi entregue, no último sábado (5), mais um veículo preparado para atender cidadãos que ainda não estão em dia com o calendário vacinal. O novo Carro da Vacina atenderá a região Oeste, formada por Ceilândia, Brazlândia e Sol Nascente/Pôr do Sol.
O projeto, Carro da Vacina, começou em 2022 e já aplicou mais de 50 mil doses em ações itinerantes. A intenção da Secretaria de Saúde é reforçar a imunização da população, chegando a áreas que ainda carecem atenção.
No início, o foco principal do projeto era alcançar o público que, por algum motivo, não tinha conseguido se vacinar contra a covid-19 na região de Ceilândia. Mas logo em seguida, a proposta foi ampliada para outras regiões como, Planaltina, Gama, São Sebastião, Sol Nascente, Água Quente, Guará e Plano Piloto.
Para a chefe do Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Imunização da Região Oeste de Saúde, Zildene Bittencourt, “com o carro que temos atualmente temos dificuldade de chegar às regiões mais vulneráveis. Agora, vamos poder ir de casa em casa”, celebra.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a estratégia do Carro da Vacina é circular por áreas identificadas como de baixa cobertura vacinal. Com um megafone, os servidores anunciam a chegada da equipe de vacinação e fazem pausas nas ruas para que os moradores tenham tempo suficiente para pegar documentos de identificação e cartões de vacina em suas casas.
Também são vacinadas pessoas que passam pela área. Catadores de materiais recicláveis, vendedores ambulantes, acamados e pessoas sem meios para irem até uma unidade de saúde para se vacinar estão entre os beneficiados pela iniciativa.
Agora, o plano dos servidores da pasta é manter a oferta de vacinas contra a covid-19 e gripe, mas também levar a bordo do veículo os demais imunizantes previstos no calendário de vacinação. “Ações em feiras, shoppings e parques, por exemplo, são fundamentais para as campanhas. Porém, quando passamos de casa em casa, as pessoas estão com os cartões de vacina das crianças, o que permite ampliar todas as coberturas”, acrescenta Zildene Bittencourt.
Veículo reaproveitado
O Carro da Vacina entregue no último final de semana é um dos veículos reaproveitados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Com o recebimento de 21 novas ambulâncias para o serviço, repassadas pelo Ministério da Saúde, em 2022, as unidades antigas em melhor estado de conservação e menor quilometragem são reaproveitadas para outras atividades. O que foi o caso do veículo entregue à Região Oeste de Saúde.
Antes de começar a circular o veículo foi todo adaptado para a nova tarefa. O gerente substituto de Transportes da Secretaria de Saúde, Massilon Figueiredo Júnior, explica que, “fizemos toda a readequação da parte interna, com a retirada dos itens da ambulância, e montamos ali o consultório. Também foi feita toda a parte de revisão mecânica”.
Além de oferecer as vacinas, o carro também será utilizado pelas equipes que fazem atendimento a pessoas em situação de rua, de segunda a sexta-feira. O trabalho como Carro da Vacina é realizado aos sábados.