Conta de água será reajustada em junho
Foto: Divulgação/Caesb
Aumento é baseado em normas federais e contrato firmado com a Caesb
As contas de água e esgoto no Distrito Federal vão ficar mais caras a partir do mês de junho. A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) aprovou, nesta segunda-feira (28), um reajuste de 9,86% nas tarifas cobradas pela Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb). A decisão foi oficializada por meio da Resolução nº 53, publicada no Diário Oficial do DF.
O aumento começa a valer no dia 1º de junho de 2025 e seguirá até 31 de maio de 2026. O percentual será aplicado sobre os preços definidos anteriormente pela Resolução nº 36, de abril de 2024.
Segundo a Adasa, o reajuste foi calculado com base em normas federais, como a Lei Nacional do Saneamento Básico (Lei nº 11.445/2007), e no contrato de concessão firmado com a Caesb. De acordo com a agência, a medida busca assegurar o equilíbrio financeiro dos serviços e garantir a continuidade do fornecimento de água tratada e da coleta e tratamento de esgoto no DF.
Além de compensar os custos operacionais, a Adasa explica que o reajuste também leva em conta a necessidade de investimentos no sistema de saneamento, fundamentais para manter a qualidade dos serviços prestados à população.