quinta-feira, março 28, 2024
Desta semanaEducação

Detran oferecerá curso para estudantes da rede pública

Foto: Lucio Bernardo – Agência Brasília

A capacitação vai contemplar mais de 3 mil alunos do ensino médio de mais de 90 escolas do Distrito Federal e contará como parte do processo teórico para obtenção de CNH

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) iniciou nesta última segunda-feira (8) mais um programa voltado para a educação no trânsito, o Programa Cidadania no Trânsito para Estudantes do Ensino Médio.

Segundo o departamento, o objetivo da ação é formar cidadãos conscientes com a mobilidade urbana como um todo, e sejam capazes de aplicar no dia a dia a direção defensiva e a legislação, colaborando para uma cultura de paz e convivência respeitosa nas vias. O curso será oferecido gratuitamente para os estudantes selecionados das escolas participantes e será aceito como parte do processo teórico de obtenção da CNH.

A intenção do Detran-DF é contribuir para a Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito, conforme definido pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), entre os anos de 2021 e 2030, e cuja meta é a redução de, pelo menos, 50% de lesões e mortes no trânsito no mundo inteiro.

A aula inaugural do projeto foi realizada no Centro de Ensino Médio Integrado do Cruzeiro (CEMI) e ministrada pelo diretor-geral do Detran, Zélio Maia, que é professor de Direito Constitucional e de Direitos Humanos.

“A ideia do Detran é trazer para o Ensino Médio, como carga extra curricular, as noções de cidadania voltada para o trânsito em que a educação e humanização são os objetos principais desse curso. É o Detran-DF inovando, trazendo a educação para humanizar cada dia mais a sociedade brasiliense”, salientou Maia.

O curso que tem carga horária de 90 h/aula e trabalhará na formação de cidadãos conscientes com a mobilidade urbana e, na formação teórico-técnica do processo de habilitação de condutores, como atividade extracurricular em escolas de ensino médio. O público-alvo são os alunos dos 2º e 3º anos da rede pública de ensino do Distrito Federal. Cada escola participante deverá estabelecer os critérios de seleção dos estudantes a serem matriculados no programa.

A expectativa do órgão é que cerca de 3.220 alunos participem do projeto. Ao todo, 92 Unidades Escolares de Ensino Médio do DF serão contempladas, sendo atendidas no 2º semestre de 2021, instituições das regiões de Brazlândia, Cruzeiro, Planaltina, Gama, São Sebastião e Taguatinga.

Conteúdo

O curso é elaborado pela Diretoria de Educação de Trânsito (Direduc), supervisionado pela Escola Pública de Trânsito (EPT) e executado pelo Núcleo de Formação e Cursos de Trânsito (Nufor), com parceria da Secretaria de Educação (SEE).

De acordo com informações do Detran, o conteúdo programático prevê aulas de noções de cidadania, proteção e respeito ao meio ambiente e de convívio social no trânsito, direção defensiva para veículos de duas ou mais rodas, noções de primeiros socorros, legislação de trânsito e noções de funcionamento de veículos de 2 ou 4 rodas (mecânica).

A iniciativa é uma parceria entre o Departamento de Trânsito e a Secretaria de Educação do DF e faz parte do Programa Detran nas escolas. O programa tem o propósito de implantar e implementar a Educação para o Trânsito na Rede Pública de Ensino, de maneira constante, no Projeto Político Pedagógico das escolas, por meio da capacitação de profissionais de magistério da Secretaria de Educação do Distrito Federal, e da distribuição de material de apoio didático com a temática “trânsito” para os estudantes da Educação Básica e, também, nas modalidades da Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos – EJA e Educação Profissional.

Com informações do Detran-DF